one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jovem estuda em sala de aula

Imagem:

Compartilhar:

Inscrições para o Enem 2014 começam na segunda-feira (12)

Criado em 08/05/14 15h31 e atualizado em 09/05/14 21h03
Por Portal EBC

Enem 2014: inscrições começam na segunda-feira
Enem 2014: inscrições começam na segunda-feira (Marcello Casal Jr./ABr)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. As inscrições serão feitas via internet entre os dias 12 e 23 de maio. As provas serão aplicadas em 8 e 9 de novembro. Em 2013, cerca de 5 milhões de candidatos fizeram as provas o Enem.

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. Desde 2009, o Enem passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.ou solicitar financiamento por meio do Fundo de Finaciamento Estudantil (Fies), além do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

Estude para o Enem

Prepare-se para a prova com o aplicativo Questões Enem

Confira 10 dicas para se preparar com antecedência

Baixe as provas das edições anteriores 

Entenda a diferença entre Sisu, Prouni e Fies

Saiba como é calculada a pontuação no Enem

A previsão do MEC é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O edital do exame será publicado amanhã no Diário Oficial da União (DOU). A prova do Enem é formada por 180 questões, além da redação.  No primeiro dia (sábado, 8) serão realizadas as provas de ciências humanas e da natureza, com 45 questões cada. No segundo dia (domingo, 9) são mais 45 questões de linguagens e 45 de matemática, além da redação. As provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h. 

Ferramentas virtuais podem ser boa opção de estudo para o Enem. Assista!

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Prova - No dia do exame, os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem às 12h e a prova começa às 13h (no horário de Brasília). No caso dos candidatos sabatistas, que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno, no dia 8, a prova será aplicada às 19h, no horário da capital federal. Para os sabatistas que estarão no Acre, em Rondônia, em Roraima e no Amazonas, o início será às 19h, no horário local. No entanto, todos os sabatistas têm que chegar ao local de prova entre as 12h e as 13h.

No primeiro dia de prova, serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas e ciências da natureza. O término está marcado para as 17h30. No segundo, os candidatos responderão a questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, e as provas terminam às 18h30.

Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.

"Sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista da oportunidade que abre para os jovens e para os adultos. sabemos que, à medida que [o exame] vai sendo aperfeiçoado, vamos vendo mais confiança e gerando mais oportunidades", disse o ministro da Educação, Henrique Paim.

O ministro também comentou a expectativa de aumento de inscrições. A projeção se deve ao fato de mais universidades terem aderido ao Sisu. Segundo o Inep, o número de instituições chega a 115. Outro motivo é a exigência do exame em programas como o Ciência sem Fronteiras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário