one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Até essa quinta-feira (13) o total de inscritos era 644.473.

Imagem:

Compartilhar:

Reitores de países ibero-americanos buscam a integração acadêmica

Criado em 29/07/14 19h50 e atualizado em 29/07/14 20h57
Por Alana Gandra Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A busca pela integração acadêmica é a principal conclusão do 3º Encontro Internacional de Reitores Universia, que reuniu no Rio de Janeiro, desde ontem (28), em torno de 1.100 reitores de 31 países.

A informação foi dada hoje (29) à Agência Brasil pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Carlos Alberto Netto, presidente do comitê acadêmico do encontro. “Nós queremos passar  a construir, de forma conjunta, um espaço acadêmico que não seja só brasileiro, mas que seja  ibero-americano. Isto é, que envolva todos  os países da Ibero-América”, disse. A Rede Universia reúne todas as  universidades públicas e privadas de Portugal, Espanha e América Latina.

Durante o encerramento do evento, foi divulgada a  Carta Universia Rio 2014, que apresentou estratégias e planos de ação das universidades para os próximos anos. Das propostas, Netto destacou a consolidação do Espaço Ibero-Americano do Conhecimento (EIC). “Nós temos que trabalhar pela integração das universidades no EIC”. Para isso, o reitor da UFRS acredita que o instrumento mais adequado é a criação de um sistema de reconhecimento de estudos e títulos. “Deve haver uma equivalência de estudos realizados e uma confiança entre as instituições para que isso possa acontecer”, disse.

Os reitores propuseram a criação de um sistema de informação sobre educação superior na Ibero-América, integrado em toda a América Latina, “para que a gente possa trabalhar em políticas públicas  comuns, que possam atender às demandas de educação dos diversos países”.

Outra proposta objetiva a criação de programas acadêmicos transnacionais de graduação e pós-graduação, que podem ser dados pelas redes já existentes de ensino ou por redes que venham a ser constituídas. Foi indicado também o projeto Ibero-América Investiga, que visa a formação de doutores e pesquisadores. “Por meio da mobilidade acadêmica, as pessoas poderão fazer o seu doutorado e  experiências transnacionais, compartilhando laboratórios de pesquisa de grande qualidade que existem nos países desenvolvidos”, acrescentou.

Atrelado a isso, Carlos Alberto Netto disse que foi indicado o plano de compartilhamento de instalações e grandes equipamentos de pesquisa. “Nós temos grandes observatórios astronômicos no Chile, por exemplo, e todo mundo que vai fazer astronomia pode, por meio dessa parceria, ir ao Chile e se beneficiar disso”, comentou.

Ele ressaltou ainda a proposta de criação de um espaço digital ibero-americano. “Nós sabemos hoje que o conhecimento circula muito pela rede mundial de computadores. Todas as universidades têm as suas iniciativas de educação à distância, e nós queremos começar a colocar tudo que está disponível em cada universidade à disposição de todo o conjunto de instituições ibero-americanas. Vamos trocar  tecnologia, conteúdos e métodos, os cursos online, chamados mooc, que já são uma febre na Europa e nos Estados Unidos e estão chegando ao Brasil e [demais] países latino-americanos”.

Os reitores definiram também que o próximo encontro internacional ocorrerá em 2018, em Salamanca, Espanha, aproveitando as comemorações dos 800 anos da universidade local. O evento encerrado hoje foi a maior reunião de reitores de universidades da Espanha, Portugal e América Latina. As edições anteriores ocorreram em 2010, em Guadalajara, no México, reunindo 975 reitores de 37 países; e em 2005, em Sevilha, Espanha, com 500 reitores.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário