one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


escola livro didático

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 8,5 mil escolas ainda não escolheram livro didático

Criado em 29/08/14 18h53 e atualizado em 29/08/14 19h29
Por Agência Brasil

Mais de 8,5 mil escolas públicas de ensino médio em todo país ainda não escolheram os livros didáticos que serão usados por seus alunos a partir do próximo ano, segundo balanço parcial divulgado nesta tarde pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo para escolha dos livros termina segunda-feira (1º).

Professores, diretores e coordenadores pedagógicos devem fazer as opções pela internet, no sistema eletrônico do FNDE.

Cerca de 10.800 escolas já fizeram a escolha. Em alguns estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o percentual de escolas que já concluíram a escolha ultrapassa a marca de 70%. Outras unidades, no entanto, apresentam índices abaixo de 50%. No Amapá, 76% ainda não fizeram a escolha; no Pará, 65%.

Leia também: MEC inicia consulta a estados e muncípios para base nacional curricular

Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), serão selecionadas obras destinadas a alunos e professores do ensino médio de todas as disciplinas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte. Devem ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE comprará as obras da outra opção.

Para que os professores possam escolher os livros mais adequados ao sistema de ensino de cada escola, o FNDE disponibilizou em seu portal eletrônico o Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas pelo Ministério da Educação para o PNLD 2015.

A previsão do FNDE é comprar cerca de 90 milhões de exemplares destinados a 7 milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros do ensino fundamental para reposição e complementação.

Pelo PNLD, a cada ano, um grupo de séries é beneficiado com os livros reutilizáveis. Em 2015, o escolhido é o ensino médio. As demais séries recebem a reposição dos chamados livros consumíveis, que contêm exercícios e são utilizados apenas por um ano.

Editção: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário