one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sala de aula vazia em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Pais pedem solução para carência de professores em escolas públicas do DF

Criado em 14/08/14 22h07 e atualizado em 14/08/14 22h20
Por Mariana Tokarnia Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

No Distrito Federal, pais de estudantes se organizam e pedem providências para solucionar a falta de professores na rede pública de ensino. Nessa quarta-feira (13), a Associação de Pais de Alunos das Instituições de Ensino (Aspa-DF) entrou com representação no Ministério Público do Distrito Federal e Teritórios para integrar um procedimento instalado na Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, no início do ano.

Confira as notícias de educação no Portal EBC

“Vimos turma que está sem professor desde o começo do ano. Pais já foram às ruas, já fizeram manifestação, estão cansados de promessas”, diz o presidente da Aspa-DF, Luís Claudio Megiorin. “Já praticamente acabou o ano, e o prejuízo está instalado”, acrescenta.

Para resolver o problema, os pais pedem, entre outras demandas, a contratação extra de professores "disponíveis" para cobrir as ausências dos titulares por atestado médico ou outro motivo. Segundo Megiorin, atualmente, quando um professor falta, é convocado um temporário. É difícil, no entanto, que os profissionais queiram cobrir ausências de poucos dias, e os alunos ficam sem aulas. Ter profissionais contratados de prontidão resolveria a questão.

Além disso, pedem que a Secretaria de Educação disponibilize na internet, em local de fácil acesso, o número de professores ausentes e as instituições em que estão lotados, de modo a dar mais transparência ao acompanhamento. Também reivindicam que as escolas sejam proibidas de dispensar os alunos quando eles ficam sem aula. Isso já é uma recomendação, mas os pais pedem mais rigor no cumprimento e a responsabilização das escolas, caso os estudantes voltem para casa mais cedo ou fiquem pela rua.

“Na verdade, a falta de professores não é de agora, tampouco do ano passado, é um problema antigo. Há uma dificuldade administrativa de suprir a carência”, diz a diretora do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa.

O sindicato não tem um número exato da carência. A Secretaria de Educação do DF, mesmo solicitada, não informou o número à Agência Brasil. Em nota, disse que “é importante ressaltar que não há déficit de professor, e sim carências pontuais”.

Rosilene aponta três principais razões para a falta de docentes. A primeira são as licenças médicas. Segundo a Secretaria de Educação, de um universo de 32 mil professores, recebe uma média de 200 atestados por dia, número que varia.

O segundo motivo é que a contratação de novos profissionais não acompanha o ritmo das aposentadorias. O terceiro é a presença de professores nas escolas, ocupando vagas, que estão afastados das salas de aula por falta de condições de lecionar. Segundo o Sinpro, há cerca de 3 mil professores nessa situação.

“As pessoas tendem a colocar a culpa nos docentes pelo afastamento ou pelos atestados, e não questionam por que o professor está doente. A maioria é por fundo emocional. Deve haver políticas preventivas para lidar com a questão”, diz Rosilene.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação informa que no final do mês de junho ocorreu grande convocação, de 2.362 profissionais do magistério público para aumentar o quadro de pessoal e atividades em escolas da rede pública.

A secretaria também diz que está dialogando com o Sindicato dos Professores do DF para verificar “quais medidas administrativas poderão ser tomadas, no sentido de minimizar ou até mesmo sanar a utilização de atestados que antecedem ou sucedem períodos de recessos e feriados”.

Além disso, confirmou que há dificuldades em encontrar professores temporários para carências de curta duração, “pois muitas vezes o substituto não tem interesse na vaga, e a convocação não pode ser aleatória. A ordem da lista dos aprovados no concurso público deve ser respeitada. Assim, há um interstício entre a abertura da carência e a aceitação do convocado para a posse”, acrescenta a nota da secretaria.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário