one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bate-papo será transmitido ao vivo na próxima terça-feira (2), a partir das 15h

Imagem:

Compartilhar:

Ensino médio mantém desempenho e não atinge metas do Ideb

Criado em 05/09/14 15h55 e atualizado em 05/09/14 18h00
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Saeb - Prova Brasil
Segundo dados divulgados nesta sexta, em 2013 a projeção foi alcançada apenas na análise dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Tereza Sobreira/Portal do MEC)

A educação do país não atingiu as metas previstas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano de 2013 nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (5).

No ensino médio, de 2011 a 2013, a nota não cresceu e manteve-se em 3,7 pontos, não atingindo a meta que era 3,9. Considerando o desempenho por categoria administrativa, nas escolas privadas o resultado foi pior: a nota caiu de 5,7 em 2011 para 5,4 em 2013, ficando distante da meta que era chegar aos 6,0 pontos.

Nos anos finais do ensino fundamental (1° ao 5° ano), o desempenho melhorou e a nota total passou de 4,1 para 4,2 entre os anos de 2011 e 2013. No entanto, não foi suficiente para atingir a meta de 4,4 pontos. Nesta fase do ensino houve também uma queda da nota das escolas privadas: de 6,0 para 5,9, distanciando-se da projeção de 6,5. Do total de 5.369 municípios com índice da rede pública calculado nessa etapa, 39,6% atingiram as metas previstas para 2013 na rede pública.

Saiba mais:
 

Apenas anos iniciais do ensino fundamental têm bom desempenho no Ideb

É necessário aprofundar análise dos anos finais de estudo, diz Henrique Paim

PNE: 10 perguntas para tirar suas dúvidas sobre o Plano Nacional de Educação

Dos três níveis de ensino avaliados, o resultado  positivo foi nos anos iniciais do ensino fundamental: a pontuação passou de 5,0 para 5,2, supernado em 0,3 pontos percentuais a meta prevista para 2013. Nesta fase da formação escolar, o desempenho atingiu a projeção esperada na rede pública, mas na rede privada o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental foi 6,7 pontos, enquanto a meta era 6,8.

Os anos iniciais do ensino fundamental são oferecidos prioritariamente pelas redes municipais, que respondem por 81,6% das matrículas da rede pública nessa etapa. As metas da rede municipal de ensino foram alcançadas por 69,7% dos municípios brasileiros

Acesse os resultados do Ideb 2013 por escola, município e estado 

O que é o Ideb?

Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb tem o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país. O indicador é divulgado a cada dois anos e é calculado a partir de dois componentes: a taxa aprovação e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações aplicadas pelo Inep. A partir desses dados são calculados o Ideb de cada escola, rede de ensino, município e estado, além da média nacional. 
 

Evolução Ideb anos iniciais do ensino fundamental | Create Infographics
Evolução Ideb anos finais do ensino fundamental | Create Infographics
Evolução Ideb ensino médio | Create Infographics
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário