one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Praticar esporte na terceira idade ajuda a ter melhores condições de saúde

Imagem:

Compartilhar:

Pode Cair no Enem: Previdência Social e Expectativa de Vida

Criado em 18/09/14 14h03 e atualizado em 16/10/14 15h18
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM

Boas notícias para a população: dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmam que a expectativa de vida dos brasileiros de ambos os sexos, ao nascer, passou de 74,1 em 2011 para 74,6 anos em 2012; ou seja houve um aumento de 5 meses e 12 dias em nossa média de vida. Entre os anos de 1980 e 2010, a expectativa de vida no Brasil cresceu em média 11,24 anos.

Leia mais notícias de Educação no Portal EBC
Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem

Muitos fatores ajudam a conta: campanhas de combate à desnutrição, acesso a vacinas, queda da taxa de mortalidade e o tratamento eficaz das doenças crônico-degenerativas. No entanto, este quadro positivo chama atenção para a política previdenciária, que pode desequilibrar a economia do país. Somente no primeiro semestre de 2014, o déficit da Previdência Social chegou a R$ 23,484 bilhões, segundo números apresentados pelo Ministério da Previdência Social. 

Para entender melhor a relação entre estes termos, o quadro Pode Cair no Enem conversa com o professor de geografia do site Descomplica, Mauricio Martins. ''Houve um aumento no número de pessoas no topo da pirâmide etária e uma redução do número de jovens. Isto significa que existem menos pessoas para trabalhar e pagar impostos e mais pessoas aposentadas que usufruem dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)'', explica.
Para fechar o cálculo, é necessária a reestruturação do sistema previdenciário. Martins acredita que o assunto não tem a cautela necessária dos candidatos à Presidência.''Nas eleições de outubro, não há nenhuma proposta clara nos programas políticos. É um momento de incerteza no Estado''.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, todas às segundas-feiras às 9h.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário