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Estudantes do Rio participam de projeto de conhecimento do samba

Criado em 31/10/14 22h48
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Cerca de  mil alunos com idades entre 9 e 17 anos, de escolas das redes municipal e estadual da região da comunidade da Mangueira, zona norte do Rio de Janeiro, receberam durante dois meses informações sobre o samba, uma das referências da cultura brasileira, e ainda conheceram mais detalhes sobre Dona Zica, na comemoração do centenário dela, que foi uma das figuras mais importantes da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

A exposição itinerante Para Não Perder a Memória – D. Zica 100 Anos, percorreu oito escolas, mostrando a história da dama do samba. A mulher do compositor Cartola, fundador da Estação Primeira e um dos maiores sambistas da música brasileira, foi também uma liderança feminina de destaque na Mangueira.

O projeto foi organizado pelo Centro Cultural Cartola - Museu do Samba Carioca e pela Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Para a diretora do Centro, Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e de D. Zica, o projeto contribui para o conhecimento e valorização da principal referência cultural brasileira, e deve ser levado ao conhecimento de mais alunos. “Esperamos que o projeto possa ter continuidade, colocando em prática o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino formal, por seus cultuadores, fortalecendo nosso povo, pelo reconhecimento de nosso patrimônio”, disse ela.

A exposição ficou duas semanas em cada colégio. Período em que os alunos tiveram contato com fotos que contam a história do samba, desde as origens. Os estudantes participaram também de conversas, oficinas, teatro, leituras e workshops com grandes sambistas.

O samba carioca com as suas matrizes - partido alto, samba de terreiro e samba enredo - foi considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2007, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por meio de um processo liderado pelo Centro Cultural Cartola.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

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