one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Imagem:

Compartilhar:

PF cumpre 23 mandados de busca e apreensão por fraude em concurso da UFJF

Criado em 21/10/14 19h54
Por Mariana Tokarnia Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A Operação Password da Polícia Federal (PF), que investiga fraude em concurso público da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cumpriu hoje (21) 23 mandados de busca e apreensão nas cidades mineiras de Governador Valadares, Juiz de Fora e Belo Horizonte, e em Brasília, no Distrito Federal (DF). Foram cumpridos também dois mandados de afastamento da função pública e apreendidos computadores, HDs, documentos e celulares. 

De acordo com a PF, a fraude ocorreu em concurso público feito entre fevereiro e junho deste ano, de edital 12/2014. Parentes e pessoas próximas a servidores da instituição e secretários de governo de Governador Valadares estão sob investigação de terem sido beneficiados no certame. Segundo a polícia, são 11 os candidatos suspeitos até o momento.

Veja também no Portal EBC:

Concursos públicos: quais os direitos das pessoas com deficiência?

"Pessoas muito próximas a secretários e servidores tiveram notas que destoavam dos demais, e eram muito próximas à nota máxima. Analisando as provas, verificamos que eles não tiveram o raciocínio necessário para desenvolver as questões, não tinham histórico de aprovação em outros concursos e fizeram a prova muito depressa", disse Cristiano Campidelli, delegado responsável pela operação e chefe da Delegacia de Governador Valadares.

Os mandados foram cumpridos na residência de dois secretários de governo de Governador Valadares, um ex-secretário, uma chefe de departamento e de funcionários de alto escalão da universidade, segundo a PF. Também  foram cumpridos mandados de busca na Comissão Permanente de Seleção (Copese), responsável pelos concursos da instituição. Os nomes das pessoas suspeitas foram divulgados.

A denúncia de fraude foi revelada em maio quando o Ministério Público Federal recebeu a representação de dois candidatos que se sentiram prejudicados. Os beneficiados pela fraude ocupam cargos de assistente de administração, engenheiro de segurança do trabalho, jornalista, odontólogo, produtor cultural, secretário executivo e auditor.

A UFJF informou, por meio de nota, que está contribuindo com a investigação e que forneceu "todos os documentos e informações solicitados". A instituição acrescenta que caso haja "qualquer tipo de comprovação de irregularidade, a UFJF será a primeira interessada em efetivar os procedimentos adequados para o seu devido saneamento". A universidade diz que aguarda a conclusão das investigações para se pronunciar e tomar as atitudes cabíveis, sem prejuízo das providências internas de averiguação.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário