one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Golpe Militar de 64

Imagem:

Compartilhar:

Como o golpe de 1964 pode cair no Enem?

Criado em 30/10/14 16h05 e atualizado em 30/10/14 18h07
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM

O cinquentenário do Golpe Militar traz reflexões sobre um dos períodos mais conturbados do país. A ditadura estabelecida em 1º de abril de 1964 encerrou o governo do presidente João Goulart e desencadeou profundas alterações na vida social e política dos brasileiros. ''O Enem é uma prova que privilegia a capacidade de análise e de raciocínio dos estudantes. Não é um exame que cobra somente datas, nomes e eventos. Por isso o cenário social que propiciou esse acontecimento é muito importante''. A afirmação é da jornalista Nina Basílio, coordenadora do portal Mande Bem no Enem, durante entrevista ao programa Todas as Vozes.

Saiba que outros temas também podem ser cobrados no exame

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem

Importantes segmentos da sociedade tiveram papel fundamental na tomada de poder pelos militares. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, promovida pelo setor conservador da Igreja Católica, já antecipava o clima de tensão vivido na época. Além disso, houve a adesão de setores específicos da sociedade. ''Desde o fim da República Velha, o povo brasileiro começa a se organizar em busca de direitos sociais. Com isso cresce a inquietação dos proprietários rurais, da burguesia industrial e das classes médias que ficam com medo do comunismo'', explica Nina.

Com o passar dos anos, houve o endurecimento do regime, com ampla censura aos meios de comunicação e violenta repressão a ideias políticas contrárias à ordem estabelecida. ''O AI-5 acabou com qualquer esperança de liberdade que houvesse. É um movimento que começa com o Golpe e toma para si o poder absoluto. Em um primeiro instante não houve muita resistência e mesmo grande parte da imprensa foi a favor. Com o passar do tempo, começa a desconfiança e resistência aos militares, alimentando o endurecimento do regime'', diz a jornalista. Os Atos Institucionais emitidos alteravam a composição jurídica conforme a vontade dos militares. O ápice da série de decretos foi o Ato Institucional Número 5, o AI-5. Redigido em 1968, promoveu o fechamento do Congresso Nacional, além de ordenar a liberdade vigiada e o domicílio determinado, entre outras privações civis.

Ouça o áudio da entrevista completa no player abaixo e fique preparado para o Enem:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, todas às segundas-feiras às 9h.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário