one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes

Imagem:

Compartilhar:

O que pode cair no Enem? Professores comentam temas da atualidade

Criado em 17/10/14 10h54 e atualizado em 06/11/14 18h11
Por Portal EBC

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem que os candidatos tenham pensamento crítico diante dos acontecimentos da atualidade, estabelecendo uma relação entre o dia a dia e os conteúdos estudados nas disciplinas do curículo escolar. Para ajudar os participantes na preparação, o programa Todas as Vozes, da rádio MEC AM do Rio de Janeiro, transmite todas as segundas-feiras, às 9h, o quadro Pode Cair no Enem. Nele, professores comentam de forma didática temas atuais que estão no noticiário nacional e internacional.

Ouça as entrevistas que já foram ao ar:
 

Destruição na Faixa de Gaza
Homem não se conforma com destruição de estufas em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza (Mohammed Al Baba/Oxfam)

Conflitos na Faixa de Gaza

O professor Marcos Bohrer, o 'Marquito', que dá aulas de Geografia do site Aula Livre.net, fala sobre os conflitos entre Israel e Palestina e a crise na Faixa de Gaza, detalhando conceitos como o anti-semitismo (movimento que surgiu contra os judeus, na Alemanha, depois do Holocausto) e o sionismo (movimento nacionalista judeu, que buscava acabar com a perseguição a pessoas desta etnia); e o objetivo do Hamas:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Trabalho escravo - Repórter Brasil
Trabalhador explorado em carvoaria no interior de SP (Stefano Wrobleski/ONG Repórter Brasil)

O trabalho escravo na atualidade

O professor de história de cursos pré-vestibulares e do site Aula Livre.net, Fabrício Indrusiak, dá enrevista para esclarecer dúvidas sobre situações de desrespeito ao trabalhador. ‘’O Enem costuma abordar questões sociais na redação e na prova de ciências humanas. São textos nos quais o aluno deve tirar sua interpretação e formular uma resposta politicamente correta’’, comenta. No Brasil, é recorrente encontrar empregadores que submetem os operários ao trabalho escravo ou ao trabalho análogo à escravidão:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Vírus do ebola
Vírus do ebola (NIAID - Divulgação)

Epidemia do Ebola

A febre hemorrágica ebola tornou-se uma epidemia que ameaça a saúde dos países do oeste da África. A professora Nina Basílio, coordenadora de conteúdo do site Mande Bem no Enem, explica os fatores envolvidos quando ocorre a disseminação de uma doença. "A chance do tema epidemia cair na prova é grande por reunir os aspectos relevância, ordem social, ciência, cultura e política. Inicialmente, o vírus ebola parece se relacionar apenas à questão da saúde, mas é tão complexo que envolve também fatores demográficos, sociais e econômicos'', opina.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Imagem - Idosos têm dificuldades de denunciar violência sofrida em casa
Idosos têm dificuldades de denunciar violência sofrida em casa

Previdência Social e Expectativa de Vida

O professor de geografia do site Descomplica, Mauricio Martins,f ala sobre o impacto da maior expectativa de vida do brasileiro nas contas do país. ''Houve um aumento no número de pessoas no topo da pirâmide etária e uma redução do número de jovens. Isto significa que existem menos pessoas para trabalhar e pagar impostos e mais pessoas aposentadas que usufruem dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)'', explica.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Bloco notas, esferográfica e dicionário
Dicionário de Portugal (Manuel de Sousa/Wikimedia Commons)

Novo Acordo Ortográfico 


O professor de português do site Aulalivre.net, Maurício Leopoldo, fala sobre o tratado internacional tem o objetivo de unificar as normas do idioma entre os países que têm o português como língua oficial, chamados lusófonos. ''O Enem se preocupa com as mudanças na língua. A partir de 2016, todas as regras do Acordo estão valendo, mas nos noticiários muitas palavras já não são grafadas como antes'', observa o professor.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Urna eletrônica
Urna eletrônica (José Cruz/Agência Brasil)

Política e as eleições do Brasil 

A política brasileira tem sido tópico de debates por todo o país e o professor de História do site Aulalivre.net, André Lopes, esclarece os pontos mais importantes desse assunto. ''Como 2014 é um ano de votação, acredito que este assunto, ao lado do desenvolvimento da República, terá grandes chances de cair na prova'', opina.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Linha de transmissão
Linhas de transmissão (Ministério do Planejamento/Creative Commons)

Fontes de energia

Os baixos níveis do Sistema Cantareira êm colocado em xeque a cadeia de produção energética do país, e o professor de Biologia Rafael Cafezeiro, do site QG do Enem, aproveita o assunto para falar como as fontes de energia podem aparecer no exame. ''O teste cobra também a contextualização do problema. Nós precisamos constantemente de energia, seja para uso doméstico, no trabalho ou nos transportes'', ensina Cafezeiro.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Selfie
Selfie (Andrew Fysh / Creative Commons)

Tecnologia e filosofia

O professor Paulo Andrade, do projeto Reiventando o Ensino Médio, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, fala sobre as facilidades que os tempos modernos razem à rotina e explica a influência que a tecnologia term em nosso cotidiano e nossa maneira de pensar e viver.



 

Nacional - Golpe Militar
Golpe Militar de 64 (Reprodução / TV Brasil)

Golpe de 1964
O cinquentenário do Golpe Militar traz reflexões sobre um dos períodos mais conturbados do país. A ditadura estabelecida em 1º de abril de 1964 desencadeou alterações na vida social e política dos brasileiros. ''O Enem é uma prova que privilegia a capacidade de análise e de raciocínio dos estudantes. Não é um exame que cobra somente datas, nomes e eventos. Por isso o cenário social que propiciou esse acontecimento é muito importante'', afirma a jornalista Nina Basílio, coordenadora do portal Mande Bem no Enem. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

O Banco Central inaugura a exposição "Museu de Valores 40 anos", em comemoração aos 40 anos do Museu de Valores
Moeda de 1 real

Os 20 anos do Plano Real
Esta é mais uma das daas "redondas" que podem ser aproveitadas pelo Enem. Na história do Brasil, foram oito trocas de sistema econômico até a chegada do Plano Real em 1º de julho de 1994. "A questão pode ser abordada no Enem como fator de estabilização da inflação'', afirma o professor Marcelo Tavares, professor do curso QG do Enem. Ouça a entrevista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

Carência de água torneira dia mundial da água
Falta de água chegou a níveis preocupantes em São Paulo e na região Sudeste (Diganta Talukdar/Creative Commons)

Crise hídrica
A crise no abastecimento que atinge São Paulo, o maior centro urbano do país, e outras cidades da região Sudeste tem tudo para ser um dos temas abordados no Enem. O professor de Biologia Paulo Jubilut avalia que o tema pode aparecer sob as mais diferentes perspectivas: pode-se discutir o ciclo da água, regime de chuvas, desmatamento, fenômenos climáticos, sustentabilidade e atividades econômicas. Ouça a entrevista:

 






Mobilidade Urbana pode envolver políticas para diminuir engarrafamentos (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)Mobilidade Urbana pode envolver políticas para diminuir engarrafamentos (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)



Mobilidade Urbana
A definição de mobilidade urbana é dada à condição em que se realizam os deslocamentos da população nas cidades. A coordenadora de conteúdo do portal Mande Bem no Enem, Nina Basílio, avalia que esse é um tema provável para a prova do Enem, considerando que é um problema muito atual e que afeta boa parte da população brasileira. “Além de tudo é um tema que esteve presente nas principais pautas de reivindicações nas manifestações de junho de 2013”, destaca Nina.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem
Fazer uma boa redação pode garantir sua aprovação em uma universidade (Joana Rangel/ Creative Commons )




Redação
Temida por boa parte dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação é um grande fator de eliminação dos concorrentes a uma vaga no Ensino Superior. O professor Eduardo Valares, do portal Descomplica, dá as dicas de algumas estratégias para se sair bem na elaboração do texto. Para ele, fazer uma boa introdução pode estruturar e definir o resultado que você terá com o restante da argumentação. Ouça a entrevista completa:

Creative Commons - CC BY 3.0 -










Confira também:
Minuto Enem - confira dicas em áudio para as provas de 2014

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário