one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Moacyr Scliar

Imagem:

Compartilhar:

Academia e estudantes prestam homenagem a Moacyr Scliar

Criado em 26/11/14 16h06
Por Isabela Vieira Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Moacyr Scliar
Academia e estudantes prestam homenagem a Moacyr Scliar (CPFL Cultura/Flickr)

Uma peça de teatro mostrando como o escritor Moacyr Scliar se dividia entre a literatura e a medicina marcou hoje (26) a premiação da Maratona Escolar 2014. Para elaborar a apresentação, os alunos do Colégio Municipal Cuba, no Rio de Janeiro, se inspiraram no papel político das crônicas do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) contra o racismo, a discriminação e em favor de justiça e melhores serviços públicos.

Leia mais notícias:

Roda de capoeira recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Em parceria com a ABL, o evento premiou cinco alunos de escolas municipais do 8º e 9º ano do ensino básico e um do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que fizeram redações sobre a vida e a obra de Scliar, morto em 2011. Os estudantes foram selecionados pelos professores e pela organização da maratona, que distribuiu kits com livros, em uma forma de manter o estímulo à leitura entre os jovens e os professores.

Selecionada pela ABL para ler sua redação no palco, após o teatro, a jovem Thaynnara Oliveira Bernardes, de 15 anos, disse que não deu tempo de ler todos os livros de Scliar. “Por meio da concurso, conheci o escritor. Em três meses eu não li tudo, mas vi um pedacinho de muitos, foliei”. Ela elegeu para uma futura leitura Max e os felinos.

Publicado em 1980, Max e os felinos é tido como inspiração do romance As Aventuras de Pi, do canadense Yann Martel. A história de Scliar fala sobre um rapaz que foge da Alemanha nazista, em direção ao Brasil. Após um naufrágio, o menino se salva em um bote junto com um jaguar que, por ser imprevisível e violento, simbolizava a ditadura militar.

Para o acadêmico Evanildo Bechara, a parceria com a rede municipal, por meio do programa Rio, uma Cidade de Leitores, aproxima a academia da juventude. “É a ligação de dois polos: o da tradição e o da esperança. Faz com que tenhamos a demonstração da criatividade de nossos professores e alunos. É a prova que, apesar dos pesares, a escola cumpre seu papel”.

A secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, comemora o sucesso da parceria, com reflexo na melhoria do desempenho de alunos em língua portuguesa. “A escola inteira participa; é uma forma de trazer a literatura e a redação para escola. É uma coisa de prática, escrever melhora o raciocínio e a lógica”, destacou a gestora da rede.

Para 2015, o escritor homenageado será João Ubaldo Ribeiro, cujas obras fazem referências à capital carioca, onde morreu, em junho deste ano. 

Editor: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário