one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As estimativas estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%.

Imagem:

Compartilhar:

Como o Plano Real pode cair no Enem?

Criado em 06/11/14 16h53
Por Todas as Vozes Fonte:Rádio MEC AM

Quinhentos anos após a chegada dos portugueses, o país volta a chamar sua moeda de Real. No período colonial,  a moeda lusitana era conhecida pelo plural ''réis'' em terras tupiniquins. Na história do Brasil, foram oito trocas de sistema econômico até a chegada do Plano Real em 1º de julho de 1994. Este ano, em seu vigésimo aniversário, o Real pode ser abordado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vamos conhecer mais sobre o assunto?

Saiba que outros temas também podem ser cobrados no exame

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem

''Os testes gostam destes marcos, dos números redondos, por isso os estudantes devem prestar atenção aos 20 anos do Real. A questão pode ser abordada no Enem como fator de estabilização da inflação''. A afirmação é de Marcelo Tavares, professor do curso QG do Enem. O aumento dos preços foi um percalço durante longo período do país. Já em 1986, o Plano Cruzado lançado pelo presidente Sarney substituiu o Cruzeiro na luta contra a taxa de 80% de inflação ao mês. Tabelas com preços fixos eram publicadas nos jornais para congelar os preços. Essa medida causou o desabastecimento dos mercados e deu força ao mercado negro de produtos que não estavam disponíveis para venda. O quadro vigorou até 1990 quando foi iniciado os planos econômicos do governo Collor. As medidas, chamadas Collor I e Collor II, provocaram o confisco das poupanças da população e não resolveram o problema. Após o impeachment do presidente, seu vice Itamar Franco assumiu o posto. 

Mudança gradual

O ano de 1993, ficou conhecido pela hiperinflação recorde de 2.477%. Após trocar de ministro da Fazenda três vezes, Itamar Franco convidou Fernando Henrique Cardoso para ocupar o cargo. O ministro reuniu-se com uma equipe de economistas com formação em macroeconômia. Foram 55 versões do projeto, até a implantação do modelo. O lançamento foi feito em três fases. A primeira, foi o desenvolvimento da Unidade Real de Valor (URV), com cotação atrelada ao dólar. Seu objetivo foi ajustar as contas públicas e preservar o poder de compra cortando despesas do governo. Depois aconteceu a implantação do URV e por último, a transformação em Real. ''O Plano Real acabou sendo a primeira experiência efetiva de combate à inflação. A URV criou uma indexação e pode ser considerada uma espécie germinal do que seria o Real'', afirma Tavares.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, todas às segundas-feiras às 9h.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário