one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conae será essencial na regulamentação do PNE pelo Congresso, diz deputado

Criado em 21/11/14 23h34 e atualizado em 21/11/14 23h49
Por Mariana Tokarnia Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A participação popular, sobretudo por meio das decisões que serão tomadas na Conferência Nacional de Educação (Conae), será essencial para a regulamentação do Plano Nacional de Educação (PNE) e elaboração de leis que tramitarão no Congresso, disse hoje (21) o deputado Angelo Vanhoni ao participar do evento que ocorre em Brasília.

Vanhoni foi relator do PNE na Câmara dos Deputados. Segundo ele, duas questões fundamentais para o cumprimento do plano deverão tramitar no Congresso nos próximos dois anos, o Sistema Nacional de Educação e o Custo Aluno Qualidade Inicial (Caqi). 

As normas, que poderão constar na mesma lei complementar, deverão partir, segundo ele, do próprio Congresso ou do Executivo. "A participação da população é muito importante. É o que desejamos, maior participação das pessoas no que diz respeito à coisa pública", disse Vanhoni. "A Conae deverá dar subsídio [para a regulamentação]", acrescentou. 

O PNE, cuja lei foi sancionada em junho, contém 20 metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. As metas, que abrangem do ensino básico ao ensino superior, tratam de questões como a ampliação de matrículas, a inclusão de pessoas com deficiência, melhorias na infraestrutura e a valorização dos professores e trabalhadores em educação. Entre elas está a destinação de 10% do Produto Interno Bruto para o setor.

Pela lei, até o fim de junho de 2016 deverá ser criado o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do PNE. "Quando houver o Sistema Nacional de Educação, o principal artigo será que a União deverá fornecer ajuda técnica e financeira aos entes federados desde que cumpram as diretrizes previstas nos planos de educação", disse. 

Segundo o deputado, a tramitação será uma forma também de pressionar a elaboração e aprovação dos planos estaduais e municipais de educação, que deverão, por sua vez, garantir o cumprimento do PNE. 

"Nos planos deverão estar os principais princípios, as principais ações para uma educação de qualidade. Queremos uma educação pública de qualidade, uma educação inclusiva e laica. Uma educação que desenvolva não apenas o intelecto, mas outras linguagens e capacidades do ser humano".

De acordo com o portal De Olho nos Planos, 38% dos estados e 66% dos municípios têm planos de educação. Os demais têm, pelo PNE, até o final de junho de 2015 para estabelecer os planos. 

Também no quesito financiamento, segundo Vanhoni, a regulamentação do Caqi será fundamental para estabelecer o mínimo necessário a fim de assegurar uma educação de qualidade e as transferências que precisarão ser feitas entre a União, os estados e municípios.

A Conae ocorre em Brasília até domingo (23). Participam cerca de 3,6 mil educadores, pesquisadores, gestores públicos, parlamentares e representantes de organizações e entidades sociais ligadas à área, que debaterão o futuro da educação, da creche à pós-graduação. O documento-base discutido na conferência teve origem em emendas apresentadas durante as conferências estaduais e distrital.

Editor Aécio Amado

Tags:  Conae, PNE, Educação
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário