one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Enem

Imagem:

Compartilhar:

"O Enem espera que o aluno tenha senso crítico", diz professor

Criado em 06/11/14 17h04 e atualizado em 07/11/14 07h59
Por Portal EBC

No penúltimo dia de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Portal EBC e as Rádios EBC fizeram mais um hangout para das dicas aos participantes que farão as provas no próximo final de semana. O professor Reiner Godoy, do cursinho Alub, participou do bate-papo falando sobre temas da atualidade que podem aparecer nas questões do exame, e deu dicas para não se sair mal na redação.

"O Enem tem privilegiado questões de história do brasil e sobre a Revolução industrial", disse o professor, que apontou como possíveis temas, também, a Era Vargas, e a políica em geral. "O Enem espera que o aluno tenha um senso crítico", disse, reforçando a ideia de que o exame analisa a capacidade dos candidatos de pensar os temas além dos simples conceitos.


Assista ao bate-papo:


Na redação, o professor recomenda que os estudantes não façam título e optem por fazer um texto mais simples. "O melhor é uma redação bem quadradinha. Não precisa escrever como se fosse pra um prêmio literário", afirmou.

Você pode ouvir mais dicas de professores sobre temas da atualidade no quadro Pode Cair no Enem. Ouça todos aqui.

No sábado e domingo, após as provas, às 20h30, professores comentarão as principais questões do exame em um programa especial. Assista e envie perguntas com a hashtag #CaiuNoEnem!

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação, ao longo de dois dias. Os estudantes qencontram uma forcinha a mais para os estudos no Portal EBC. O aplicativo Questões Enem fornece acesso gratuito a um banco com todas as questões dos exames aplicados desde 2009, incluindo a prova do ano passado.

Para que serve o Enem?

O número de participantes do Enem cresce a cada edição: em 2014 são 8,7 milhões de inscritos, um recorde desde a criação do exame, em 1999.  A reestruturação do Enem em 2009 ampliou as possibilidades para os estudantes que saem do ensino médio ingressaren no ensino superior. Muitas instituições de ensino públicas passaram a adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que utiliza as notas do Enem - como forma de seleção parcial ou integral. É também por meio do Enem que o candidato de baixa rende pode pleitear uma bolsa de estudo em faculdade particulare por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem também é pré-requisito para quem pretende financiar os estudos por meio do Fundo de Financiamtno Estudantil (Fies).

Entenda a diferença entre Sisu, Prouni e Fies

Os candidatos maiores de 18 anos que não conseguiram concluir o ensino médio regular podem usar a pontuação na prova para obter o certificado de ensino médio.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário