one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Selfie Robô Opportunity - charge de Will Leite

Imagem:

Compartilhar:

Enem 2014: segundo dia tem questões com Bob Dylan, "selfie" de robô e geometria aplicada ao cotidiano

Criado em 09/11/14 19h34 e atualizado em 10/11/14 11h43
Por Portal EBC

Selfie Robô Opportunity - charge de Will Leite
Selfie Robô Opportunity - charge de Will Leite foi tema de uma das questões (Will Leite/ willtirando.com.br)

Música, poemas e peças publicitárias fizeram parte das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo. No segundo dia do exame, os participantes tiveram que responder a mais 90 questões, desta vez de linguagens (envolvendo língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e matemática, além de elaborarem a redação, que deveria neste ano ser um texto dissertativo-argumentaivo sobre o tema "Publicidade infantil em questão no Brasil"

Professores comentam a prova ao vivo a partir das 20h30

Enem 2014: resultados serão divulgados em janeiro

Nas provas de língua estrangeira, predominou a exigência de interpretação de texto dos candidatos. As questões de inglês tiveram a letra da música Masters of War, de Bob Dylan, um trecho do poema The Road not taken, do poeta americano Robert Frost, e a imagem do site Wefeedback, voltado a uma campanha contra a fome. Na prova de espanhol trouxe um trecho do discurso que o escritor peruano Mario Vargas Llosa fez ao ganhar o prêmio Nobel de Literatura, o poema El robo, d apoetisa uruguaia Circe Maia, e uma peça publicitária sobre amamentação.

A prova de língua portuguesa abordou temas como a doação de órgãos, música brasileira e lutas marciais como o MMA e o uso de suplementos alimentares. A maior parte das questões exigia atenção dos participantes do exame para responder aos itens relativos ao próprio texto, testando a habilidade na inerpretação de texto. Um desenho do chargista Iotti, em que se reconstroi a cena da obra Guernica, de Pablo Picasso, trouxe novamente o tema Mobilidade Urbana para a prova, que já havia aparecido em questão na prova de sábado.

A charge do paranaense Will Leite que mostra o robô Oppotunity, da Agência Espacial Americana (Nasa), fazendo uma selfie em Marte também apareceu no exame. Os meios de comunicação também pautaram o exame, com peças publicitárias sobre violência sexual infantil e o site Voz da Comunidade, veículo comunitário mantido por jovens moradores do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Questões também trouxeram reportagens sobre televisão e o futuro da água potável - colocando a crise hídrica, novamente, de forma discreta na prova, além de uma notícia de 2013 da Agência Brasil, sobre segurança da informação. Não faltaram também trechos de obras de escritores e poetas como Luis Fernando Verissimo, Vinícius de Moraes, Augusto dos Anjos e Guimarães Rosa.

Temas do cotidiano permearam toda a prova de matemática. O exame trouxe questões de geometria aplicada ao dia a dia como a confecção de um sinalizador de trânsito e o tamanho da bagagem de mão permitido para embarque doméstico de passageiros no Brasil, um gráfico mostrando taxas de desemprego na região metropolitana de São Paulo, tabelas sobre incenivo à doação de sangue e plano cartesiano relativo a um balanço onde brinca uma menina. 
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário