one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes universitários em sala de aula

Imagem:

Compartilhar:

Enem: relembre as principais dicas para fazer a redação

Criado em 04/11/14 16h49
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Estudantes contam como fazer uma boa redação no Enem
Estilo de texto, norma padrão da língua escrita e atenção aos Direitos Humanos são pontos que devem ser observados pelos candidatos (Joana Rangel/ Creative Commons )

A redação é a parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio que mais tira o sono dos participantes. Ela é feita no mesmo dia em que os candidatos devem responder às questões de provas complexas, como a de matemática. Mas não há motivos para achar que fazer um texto é uma missão impossível. Antes de saber escrever bem, é necessário entender como a redação deve ser entregue.

Enem: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Estude pelo aplicativo Questões Enem

O que pode cair no Enem? Professores comentam atualidades


Regras
O seu texto deve ter, pelo menos, sete linhas, e o máximo não deve ultrapassar as 30 linhas. O exame sempre oferece textos motivadores para ajudar os participantes sobre o tema, mas não é permitido copiar trechos desses textos.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


O que é o texto dissertativo-argumentativo?
No formato de texto exigido pelo Enem, você deve defender uma ideia sobre o tema proposto, apresentando os argumentos que te ajudem a sustentar a sua opinião.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Competências avaliadas
O texto que você vai escrever no dia do Enem é corrigido seguindo o critério de cinco competências. Cada uma delas vale 200 pontos, somando os 1000 que são nota máxima possível. Entenda o que será cobrado:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Como é calculada a nota?
Os textos do Enem cobram cinco competências que vão deste o uso da norma culta até a capacidade de organização das ideias, e entender como a redação é corrigida ajuda a prestar atenção nos detalhes da prova:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Quais temas já caíram na redação?
Na redação do Enem os candidatos precisam mostrar que conhecem o assunto proposto e têm habilidade para argumentação. Entre os temas já propostos, estão o movimento migratório do século 21, a privacidade na era digital e até mesmo a Lei Seca. Relembre:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Entendendo a norma padrão da língua escrita:
A nossa língua portuguesa tem a forma oral, que é como nós falamos em conversas do dia a dia, e a forma escrita, que exige mais formalidade para se expressar. Esta segunda é a exigida pelo Enem. Saiba como não errar:


Casos em que a nota é zerada
Os critérios de correção da redação Enem são rigorosos; e há alguns erros que não têm perdão; resultam em nota zero. Além de não ferir os Direitos Humanos, há outros pontos que você precisa prestar atenção. Saiba quais são eles:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário