one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nesta quarta-feira (7), os 500 vencedores nesta edição do concurso receberam medalhas no Rio de Janeiro.

Imagem:

Compartilhar:

Olimpíada de Matemática premia 6.500 estudantes com medalhas

Criado em 28/11/14 17h17
Por Akemi Nitahara Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) divulgou hoje (28) o resultado da décima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição teve 18 milhões de participantes e foram premiados 6.501 estudantes, sendo 501 com medalha de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 42.043 menções honrosas. No ano passado, foram 6 mil medalhistas.

A atividade ocorre desde 2005 e tem os objetivos de incentivar o estudo da matemática  e revelar talentos. A coordenadora da Obmep, Mônica Souza, lembra que o trabalho não se restringe às provas da competição.

Ministério Público do Rio lança cartilha sobre como prevenir o bullying nas escolas

Estudo mostra perfil de estudantes de programas de iniciação científica

“Nós já temos resultados, porque a Obmep não se resume só às provas, é todo um acompanhamento do aluno. O aluno premiado com medalha é convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. Depois que ele termina o ensino médio e entra na faculdade pode concorrer à bolsa do Programa de Iniciação Científica e Mestrado. Com isso nós temos um acompanhamento desse aluno, nós queremos incentivar esse aluno a seguir carreira científica”, disse.

Mônica explica que, para isso, o Impa oferece diversos materiais de suporte aos alunos e professores. “Além desse acompanhamento do aluno, nosso objetivo também é prover as escolas com material de qualidade, todas as escolas têm acesso na base pública da Obmep ao banco de questões, solução das provas. Agora nós temos o Portal da Matemática -  vídeos com aulas que abrangem do sexto ano do ensino fundamental ao ensino médio”.

Este ano, participaram alunos de 46.712 escolas de 5.533 municípios, o que corresponde a 99,41% das cidades brasileiras. As provas da primeira fase foram aplicadas em maio e da segunda, em setembro. A lista dos premiados pode ser consultada no site www.obmep.org.br.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário