one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Matemática

Imagem:

Compartilhar:

Estudantes de física e áreas afins participam da Escola de Verão

Criado em 22/12/14 14h29
Por Alana Gandra Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Estão abertas até o dia 28 de janeiro de 2015 as inscrições para a quarta edição da Escola de Verão que o  Departamento de Física, do Centro Técnico-Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-RJ), fará gratuitamente no período de 2 a 6 de fevereiro, no Campus Gávea.

O projeto foi iniciado em 2009 e ocorre a cada dois anos, aberto a estudantes de todo o Brasil e de outros países da América Latina que se acham nos últimos períodos de graduação ou no início de pós-graduação em física ou em áreas como engenharia, química, matemática e informática, entre outras. Doutorandos e mestrandos em física também podem participar.

Leia também:

Observatório deve receber nova infraestrutura para pesquisa em astrofísica de partículas na América do Sul

Dicas de Física: relembre aplicações do teorema do impulso, força média e colisões

Nobel da Física sai para inventores da tecnologia LED

O diretor do Departamento de Física da PUC-RJ, professor Welles Morgado, disse hoje (22) à Agência Brasil que a ideia é “passar para esses alunos visões de áreas de pesquisa da PUC e de outras universidades convidadas, para divulgar entre eles os trabalhos que são feitos no campo da física”.

A Escola de Verão inclui seis palestras com especialistas do CTC/PUC-RJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF), além de duas oficinas e cinco minicursos. Serão abordados os avanços recentes da física moderna.

Welles Morgado disse que se trata, “na verdade, de um trabalho de formação, que oferece informações e subsídios para os alunos, para que eles possam escolher o que vão fazer depois. É uma oportunidade boa de desenvolvimento”.

Nas três primeiras edições, cerca de 300 alunos brasileiros e estrangeiros participaram da Escola de Verão do Departamento de Física. Morgado estima que, este ano, entre 150 e 200 alunos deverão se inscrever na página http://escolaverao.fis.puc-rio.br/2015/. “A gente espera o máximo de alunos”, disse.

Parte da verba para o projeto, que inclui despesas com material, estadia e diárias de alunos do exterior, é bancada pela própria PUC-RJ. Ela alcança cerca de R$ 36 mil no total. Apoiam também o projeto com recursos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), entre outras instituições.

Editora Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário