one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


José Henrique Paim, novo ministro da Educação

Imagem:

Compartilhar:

Paim: educação superior do futuro está vinculada a qualidade do ensino básico

Criado em 17/12/14 16h46
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

O incentivo à produção científica nas universidades federais é o caminho para expansão do conhecimento para o mercado sem deixar de lado a educação de base. Essa foi a posição adotada pelos ministros da Educação, Henrique Paim, e o da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina no seminário Qual Universidade Servirá ao Brasil?, hoje (17), em Brasília. O objetivo do evento foi debater o futuro da educação superior no país, em especial nas universidades federais.

Leia também no Portal EBC:

DF publica resultado de matrículas de escolas públicas dia 18

Alunos mais pobres ampliam presença em universidades públicas

"Não podemos pensar numa educação superior do futuro que esteja de costas para a educação básica", destacou o ministro Paim. O mesmo raciocínio foi compartilhado por Campolina: "é preciso reconhecer e valorizar a escola básica e o professor, social e politicamente”, disse.

Campolina destacou que a inclusão da grande parcela da população estudando nas universidades federais, em todos os estados, ocorre “em grande parte por meio do ingresso pelo Enem”. O ministro acrescentou que é necessário “criar políticas mais efetivas de assistência para o estudante, no sentido de garantir, por exemplo, a mobilidade para os locais onde foram selecionados e também moradia para eles", disse.

Paim avalia que a educação tem melhorado nos últimos anos. Ainda assim são necessários mais investimentos. "Há muito o que ser feito, mas já não estamos lá atrás. Se olharmos a educação por um prisma de continuidade, será possível verificar que muito já foi feito. Nós mudamos o imaginário da população sobre o ensino público ao proporcionar o ingresso de mais pessoas, de condições sociais mais diversas nas universidades", considerou.

O reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, por sua vez, considera necessário a maior autonomia das instituições federais públicas de ensino superior, no que diz respeito aos aspectos financeiros e administrativos. "Cada universidade contém especificidades que precisam ser resolvidas dentro do seu universo próprio", ponderou.

Já a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Roselane Neckel, aponta a necessidade de que as empresas sejam parceiras das universidades. Ela destacou, entretanto, que não é possível esquecer os investimentos do governo para o desenvolvimento científico nas instituições. "As empresas têm uma visão mais mercadológica de ciência e podem investir mais. Mesmo assim é importanto é ajuda do governo que poderá investir e incentivar projetos de base de inovação".

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário