one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Profissionais de educação das redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro promovem a Ceia da Indignação em protesto por mais investimentos

Imagem:

Compartilhar:

Profissionais da educação denunciam retaliação depois da greve

Criado em 10/12/14 21h44
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Um grupo de profissionais da educação fez hoje (10) um ato para denunciar a retaliação e falta de cumprimento de acordos, após a greve deste ano. A Ceia da Indignação, como foi chamada a manifestação, ocorreu na Cinelândia, no centro do Rio, e teve um presépio humano e uma ceia de pão e água, “que é como a categoria se encontra”, disse a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), Marta Moraes.

Profissionais de educação das redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro promovem a Ceia da Indignação em protesto por mais investimentos (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Profissionais de educação das redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro promovem a Ceia da Indignação em protesto pela situação em que se encontra a categoriaFernando Frazão/Agência Brasil

“Nós estamos fazendo denúncia contra o baixo salário, a redução da nossa grade curricular, o fechamento de escolas e a perda de lotação dos professores do estado. Os professores do município estão tendo corte de salário desde julho, funcionários administrativos também. Os profissionais que fizeram a greve estão sendo descontados [os dias parados] todo mês, desde julho. Teve gente com desconto na folha de novembro”, disse.

Segundo ela, a greve deste ano não trouxe nenhuma vantagem para a categoria, e a decisão sobre a sua legalidade acabou indo parar no Supremo Tribunal Federal (STF). “O ministro [Luiz] Fux [do Supremo Tribunal Federal] considerou a greve ilegal. Nós fizemos um questionamento porque não era da alçada do STF esse tipo de discussão. Ele [Fux] mandou esse parecer para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que considerou a greve ilegal, o que facilitou o desconto. Nós entramos com uma liminar, ganhamos, então a prefeitura não poderia ter descontado, mas descontou, e até agora a Justiça não deu parecer nenhum com relação ao descumprimento dessa liminar pela prefeitura”.

Quanto à mudança de local de trabalho, ou seja, a lotação do professor, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que a liminar obtida pelo sindicato na Justiça “não garantiu a quem perdeu a lotação o retorno à escola de origem”, mas, apenas, que não poderia haver punição aos professores. De acordo com a Seeduc, foi necessário convocar concursados para não prejudicar os alunos, e os profissionais que perderam a lotação “foram encaminhados para outros colégios na própria região para a qual fizeram concurso”.

Na rede estadual, os processos disciplinares por abandono de cargo e os descontos no salário dos que participaram da greve foram abonados. A secretaria também destaca que desde 2011 foram implementados vários projetos de valorização profissional, como formação continuada, auxílio para qualificação e formação e aumento no auxílio-transporte e auxílio-alimentação e no piso estadual, que passou a ser quase o dobro do piso nacional.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que não há perseguição por causa da greve, que foi considerada ilegal e, por isso, houve o desconto nos salários. A SME reitera que o plano de carreira negociado no ano passado foi aprovado e está em implantação, e que as escolas estão sendo climatizadas. Quanto aos descontos atuais, o órgão informou, por meio da assessoria de imprensa, que não são relativos ao período de maio e junho, mas de faltas não justificadas que tenham ocorrido.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário