one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fórum de reitores quer conhecer perfil de estudantes de universidades federais

Criado em 20/01/15 18h16 e atualizado em 20/01/15 19h40
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Fonte:Agência Brasil

Estudantes das 63 universidades federais do país podem responder, até o próximo 31, à Pesquisa Nacional do Perfil Discente. O objetivo é conhecer o perfil cultural e socioeconômico dos mais de 1 milhão de estudantes de graduação. A pesquisa está disponível nos portais das próprias instituições.

Esta é a quarta edição da pesquisa, iniciativa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Na última, em 2010, a pesquisa mostrou que 43,74% dos alunos das universidades federais pertenciam às classes C, D e E. Outro dado obtido foi o aumento da população estudantil de pele negra. Em 2004, período da penúltima pesquisa, eram 5,9% de negros nas universidades federais. Em 2010, este número cresceu para 8,7%.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os dados da Pesquisa Nacional do Perfil Discente já auxiliaram no aumento do orçamento destinado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O orçamento passou de pouco mais de R$ 101 milhões, em 2009, para mais de R$ 742 milhões em 2014.

“As pesquisas do Fonaprace têm fornecido informações que subsidiam diversas decisões relativas à assistência estudantil”, informou o MEC. Conforme o ministério, a criação do Programa Bolsa Permanência, em 2013, é fruto da pesquisa. O Bolsa Permanência oferece benefícios a estudantes em situação de vulnerabilidade social, complementando o Pnaes.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário