one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Candidatos fazem prova do vestibular

Imagem:

Compartilhar:

Notas de corte após primeiro dia de Sisu já estão disponíveis

Criado em 20/01/15 10h30 e atualizado em 20/01/15 16h23
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC*

Após o primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos a uma vaga nas universidades e institutos federais de ensino superior que aderiram à seleção já podem consultar as notas de corte para os cursos oferecidos. Elas estão disponíveis no site do Sisu.

A nota de corte é a menor pontuação para que os estudantes tenham a possibilidade de ficar entre os classificados para o curso escolhido. O cálculo é feito uma vez por dia para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos candidatos. Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota de corte, que varia também conforme a modalidade escolhida – cotista ou livre concorrência.

Até a próxima quinta-feira, diariamente, os estudantes podem ver a nota de corte do curso desejado (que é atualizada durante a madrugada), e alterar a opção caso suas notas não sejam suficientes para conquistar uma vaga. A expectativa é que a próxima pacial seja divulgada na madrugada de quarta-feira (21/1). As inscrições vão até as 23h59 (horário de Brasília) de quinta-feira, 22/01. 

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições vão até as 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 22. A inscrição, nesta edição, está restrita ao estudante que tenha participado do exame em 2014, e fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.

Cotas
A reserva de vagas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) é implementada gradualmente (12,5% a cada ano, desde 2013), até alcançar o percentual de 50% em 2016. Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%. No entanto, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais para egressos de escolas públicas.

*Com informações no Ministério da Educação

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário