one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vão até sábado no Rio inscrições para projeto de atualização musical

Criado em 29/01/15 07h02 e atualizado em 29/01/15 14h37
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Terminam no sábado (31) as inscrições para o projeto Banda Larga – Programa de Atualização para Bandas de Música do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Os interessados podem se candidatar pelo portal www.cultura.rj.gov.br. O projeto ocorrerá entre os dias 3 e 8 de março e envolve duas ações. A primeira inclui cinco oficinas, entre elas, de regência, de equipamentos de madeira e de percussão e de manutenção e de reparo de instrumentos de sopro. A segunda prevê a realização de um festival competitivo.

O projeto Banda Larga existe desde 2009 e está na quinta edição. O foco inicial foi a formação e capacitação dos músicos, nas oficinas. “A partir da edição passada, que ocorreu em 2013, a secretaria começou a fazer o festival competitivo, porque viu a necessidade de os músicos se apresentarem e mostrar os conhecimentos que adquiriram por meio das oficinas e também porque é uma característica muito comum as bandas quererem competir. É uma tradição”, explicou a coordenadora do projeto, Marilda Samico.

O evento culmina com a maratona de bandas, cujas fases eliminatórias estão programadas para os dias 6 e 7, no Teatro João Caetano, no centro da cidade, onde também está marcada a final, no dia 8. Já as oficinas ocorrem na Escola de Música Villa Lobos e no atelier do maestro José Vieira, no bairro de Maria Graça, zona norte da cidade.

Até o momento, 25 bandas se inscreveram para as oficinas e o festival. Marilda Samico informou que para se inscrever nas oficinas, é preciso ser músico ou ter iniciação musical. Na maratona, as bandas deverão executar músicas de autoria do maestro Guerra Peixe, cujo centenário de nascimento foi comemorado no ano passado. A partitura está disponível na página da secretaria. Serão distribuídos aos vencedores do festival um total de R$ 20 mil em prêmios.

A última estatística da Secretaria de Estado de Cultura mostra a existência de 100 bandas em todo o estado do Rio. Do total, 30 são grupos centenários, como a Banda Euterpe Friburguense, fundada em 1863 no município de Nova Friburgo, na região serrana fluminense, que participará do festival deste ano. As bandas são consideradas de pequeno e médio porte quando têm até 39 componentes. Acima disso, são definidas como bandas de grande porte.

Mais informações podem ser obtidas na Superintendência de Artes da secretaria, no telefone 21-21168500.

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário