one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alunos da escola Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves, interior do Piauí

Imagem:

Compartilhar:

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Criado em 23/02/15 16h49 e atualizado em 23/02/15 17h05
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Começaram hoje (23) as inscrições para a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que tem como objetivo estimular o interesse pela área e descobrir talentos. A escola interessada tem até o dia 31 de março para inscrever os alunos pelo site  www.obmep.org.br. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho.

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep 2015 vai premiar 6.500 alunos com medalhas, sendo 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas.

Como nos anos anteriores, serão três níveis de participação na olimpíada: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; do 8º e 9º anos do ensino fundamental; e do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Todos os medalhistas serão convidados para ingressar no Programa de Iniciação Científica Jr., que é desenvolvido no ano seguinte ao das provas, em que os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

São esperados 18 milhões de participantes, de 99% dos municípios brasileiros.

Material didático, como banco de questões e provas anteriores, está disponível no site da olimpíada. O diretor-geral do Impa, professor César Camacho, diz que o material também é enviado impresso para todas as escolas públicas.

“Nesses dez anos de fato, a olimpíada se consagrou como um projeto não somente importante para selecionar talentos em matemática como também um instrumento de ensino da matemática que está à mão para os professores, que se disponham a utilizá-lo, tanto na forma de textos, como vídeos e  aulas. É um padrão muito eficiente do ensino da matemática”, disse.

A Obmep também disponibiliza o Portal da Matemática, que estimulam o estudante a se interessar pela área. “A consciência geral que temos dessa atividade é que ela vai estimular o estudante, que se sente desafiado por questões interessantes do dia a dia, na forma de problemas de matemática, para os quais ele sabe que existe uma resposta: inteligência. Então, é um desafio ao raciocínio. Isso acaba por fisgar o interesse do estudante e também do professor”.

Além da competição, da iniciação científica para os medalhistas e do portal, a olimpíada oferece outras atividades como o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), os clubes de Matemática, OBMEP na Escola - para os professores - , preparação para competições internacionais e polos olímpicos de Treinamento Intensivo, para a preparação de estudantes para a Obmep e para a Olimpíada Brasileira de Matemática. Há polos nas cidades do Rio de Janeiro (no Impa), São Paulo, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Salvador, Fortaleza e Parnaíba.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário