one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Estudantes querem reavaliação do governo nos repasses ao setor

Criado em 02/02/15 15h23 e atualizado em 02/02/15 15h33
Por Da Agência Brasil* Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A Assembléia Nacional e Estudantes - Livre (Anel), que ocupa o espaço em frente ao Ministério da Educação (MEC) desde esse domingo (1º), ao mesmo tempo que criticou hoje (2) a política pública de destinação dos recursos para a educação considera possível contornar os problemas relacionados aos repasses às universidades públicas. Para Janaína Oliveira, integrante da executiva nacional da Anel, o governo federal precisa reavaliar a aplicação dos recursos previstos no Orçamento Geral da União.

Brasilia- Jovens,com idade entre 13 e 17 anos,oriundos de escolas públicas de diversos estados,participam do Programa Preparação Especial para Competições Internacionais(Peci)2014(Elza Fiuza/Agência Brasil)

Representante da Anel reclama que mais da metade do orçamento para o setor é usado no pagamento de dívidasElza Fiuza/ArquivoAgência Brasil

"O que se constata é que é necessária uma escolha política para a questão da educação. Mais da metade do orçamento vai para o pagamento de dívidas. É preciso comprometer menos dessa verba com esses pagamentos e começar a investir mais em educação", disse a estudante.

O ato é uma convocação para o 3° Congresso Nacional dos Estudantes, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de junho, em São Paulo.

Hoje (02), pela manhã, a presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Marinalva Oliveira, e a coordenadora nacional da organização não governamental Auditoria Cidadão da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, estiveram com os estudantes para reforçar a reivindicação.

Maria Lucia destacou que qualquer debate sobre a educação pública obrigatoriamente terá que passar pela questão financeira. “A educação está decadente por que faltam recursos e, sendo a sétima economia do mundo, como pode faltar recursos? Então nós vivemos contradições inaceitáveis".

Apesar de o novo lema do governo colocar a educação no centro da gestão, “Brasil, Pátria Educadora”, o setor sofreu o maior corte orçamentário – R$ 7 bilhões – para 2015. O MEC tem o maior orçamento da Esplanada dos Ministérios. O ministro Cid Gomes, disse que o corte não afetará os programas da pasta.

A maior destinação de recursos para a educação foi um dos principais temas discutidos no Congresso Nacional durante a tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE). A redação final, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff destina, em dez anos, o mínimo de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas produzidas pelo país –, por ano, para o setor. Atualmente, a porcentagem é de pouco mais de 6%.

Colaborou a repórter Mariana Tokarnia.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário