one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ex-reitor da UnB tem demissão publicada no Diário Oficial da União

Criado em 26/02/15 21h16 e atualizado em 26/02/15 21h45
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (26) no Diário Oficial da União a demissão do ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Martin Mulholland. A decisão está em três portarias referentes a três processos administrativos. A pasta considerou Mulloland culpado por valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública e por improbidade administrativa.

A decisão foi tomada, de acordo com o despacho do ministro da Educação, Cid Gomes, "considerando a natureza e a gravidade das infrações cometidas, os danos que provieram, as circunstâncias agravantes e atenuantes e os antecedentes funcionais dos servidores, bem como os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e que há subsunção das condutas dos servidores aos tipos administrativos".

Quando os possíveis casos vieram à tona, a reitoria da UnB foi ocupada por estudantes que exigiam a saída do reitor. Mullonland acabou renunciando, mas manteve-se ligado à universidade. Além do processo adminisrativo, o ex-reitor ainda enfrenta dois processos na Justiça Federal do Distrito Federal. Em outros dois processos, o ex-reitor obteve decisão favorável e as ações foram arquivadas.

Mulholland foi reitor da UnB de novembro de 2005 a abril de 2008. Em 2009, o MEC solicitou a abertura de uma comissão da Controladoria-Geral da União (CGU) para apurar possíveis irregularidades neste período. A CGU finalizou a análise em 2014, recomendando a punição dos servidores envolvidos em irregularidades ao firmar convênios com fundações de apoio. O MEC esclarece que acolheu posicionamento da CGU.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário