one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cid Gomes assume o Ministério da Educação

Imagem:

Compartilhar:

Ministro quer grupo de trabalho para aumentar interesse dos alunos no Enade

Criado em 09/02/15 22h02 e atualizado em 09/02/15 22h21
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O ministro da Educação, Cid Gomes, pretende organizar um grupo de trabalho para propor formas de aumentar o interesse do universitário na hora de fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A questão foi debatida nesta segunda-feira (9) em encontro com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Wolmir Amado, e outros membros da entidade.

De acordo com o Ministério da Educação, a intenção é que as intituições dêem sugestões de como melhorar o processo. A demanda partiu das próprias instituições de ensino superior durante a reunião.

O Enade é uma prova aplicada a estudantes ingressantes e concluintes do ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes habilitados devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, o desempenho não é levado em consideração para a aprovação dos alunos nos cursos.

O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e de instituições de ensino superior. Atualmente, o exame é alvo de críticas e boicotes por parte de estudantes e o peso que tem na avaliação dos cursos, 55%, é questionado por instituições.

Também no encontro, o ministro pediu a colaboração voluntária das universidades para encontrar um local para servir de centro de pedagogia para auxiliar na formação de professores no Brasil. O objetivo é aumentar a interação da educação básica com o ensino superior, que é responsável pela formação dos docentes.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário