one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Professores do DF aprovam greve

Imagem:

Compartilhar:

Professores do DF entram em greve contra parcelamento de salários atrasados

Criado em 23/02/15 15h46 e atualizado em 23/02/15 16h56
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Com benefícios como abono de férias e décimo terceiro salário atrasados, os professores da rede pública do Distrito Federal decidiram, hoje (23), fazer uma paralisação até a próxima sexta-feira (27), quando a categoria se reunirá para discutir os rumos do movimento. Os professores também não concordam com o parcelamento dos atrasados a serem pagos até junho, definido pelo governador Rodrigo Rollemberg. A paralisação afeta, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), 470 mil alunos.

Sem o pagamento do décimo terceiro salário e férias, professores do Distrito Federal fazem paralisação no primeiro dia de aula, em frente ao Palácio do Buriti (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Sem o pagamento do décimo terceiro salário e férias, professores do Distrito Federal fazem paralisação no primeiro dia de aula (Foto: Antonio Cruz/Agência Barsil)

A assembleia ocorreu na praça em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo local. No início da tarde, os professores fecharam o Eixo Monumental, uma das principais vias de Brasília, em protesto contra as decisões do governo.

Segundo o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) está previsto, para a próxima sexta-feira, uma reunião com o GDF. Em seguida, a categoria fará nova assembleia. A rede pública tem 27 mil professores, de acordo com o GDF.

 O governador Rodrigo Rollemberg, durante reunião com prefeitos de municípios do Entorno do Distrito Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governador tinha a expectativa que aulas iniciassem amanhã (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As aulas deveriam ter sido retomadas nesta segunda-feira. A falta de recursos do governo do Distrito Federal provocou os atrasos e a equipe do governador Rodrigo Rollemberg, que assumiu o cargo em substituição a Agnelo Queiroz, propôs o parcelamento dos pagamentos. Os professores, no entanto, não querem esperar para receber os valores devidos.

Procurada pela Agência Brasil, até às 15h, a Secretaria de Educação não se manifestou. Pouco antes da aprovação da paralisação, Rollemberg tinha a expectativa que os professores retornassem ao trabalho amanhã. “Nós temos um conjunto de secretários que estão dialogando com os professores, desde o início do governo. A nossa expectativa é que amanhã (24) possa haver um retorno normal às aulas e estamos fazendo todo esforço para que, o mais rápido possível, possamos pagar os atrasados que herdamos do governo anterior”.

Segundo o atual governo, a gestão de Agnelo Queiroz deixou uma dívida de cerca de R$ 3 bilhões. Já o caixa estaria com apenas R$ 64 mil, no início do governo.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário