one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Professores em greve desde 12 de maio protestam em frente à prefeitura do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Em greve, professores de São Paulo montam tenda para pressionar negociação

Criado em 25/03/15 22h23 e atualizado em 25/03/15 23h27
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Em greve desde o dia 13 de março, os professores da rede estadual de ensino decidiram hoje (25) fazer uma série de ações em todo o estado de São Paulo para cobrar a abertura de negociação com o governo estadual. Na capital paulista, os professores filiados ao Sindicato dos Professores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) montaram uma tenda em frente a sede da Secretaria Estadual de Educação, na Praça da República, onde pretendem permanecer até que a secretaria os atenda.

Por volta das 16h30, quando a reportagem da Agência Brasil passou pelo local, a tenda ainda estava terminando de ser montada, mas a expectativa da Apeoesp é que cerca de 200 professores se revezem no local à noite. Amanhã, em frente à sede da secretaria, haverá uma vigília a partir das 18h para pedir pela abertura das negociações.

Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, presidente da Apeoesp, disse que 139 mil professores aderiram à greve no estado. Ela disse que o governo chamou entidades ligadas ao magistério para conversar, mas que excluiu a Apeoesp das negociações.

Os professores reivindicam, principalmente, aumento salarial de 75,33%. “Estamos dizendo que é possível fazer um plano de composição desse valor. É só fazer e querer. Há também a questão referente a desdobrar as salas, que estão superlotadas, e acabar com essa vergonhosa contratação dos professores da categoria O [professores temporários com contrato de um ano, renovável por mais um ano e carga horária máxima de 32 horas/aula semanais]. E também estabelecer um número máximo de alunos por sala de aula. O ideal seria 25 alunos por professor”, disse.

Na próxima sexta-feira (27), os professores farão uma nova assembleia no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), a partir das 14h.

A Secretaria Estadual de Educação informou que o registro de faltas de professores em todo o Estado corresponde à média diária de ausências nas escolas e que “todas as ausências pontuais são substituídas pelo quadro de professores eventuais”. A secretaria também pede que os alunos da rede estadual compareçam normalmente às escolas.

“Foi em conjunto com os servidores que a secretaria materializou um plano de carreira que estabeleceu aumento acumulativo de 45% em quatro anos e alçou o piso salarial paulista a patamar 26% maior do que o nacional. Os profissionais da Educação ainda podem conquistar o reajuste salarial anual de 10,5% por meio da valorização pelo mérito. E recebem bônus por resultados obtidos por seus alunos”, diz a secretaria em nota.

A presidenta do sindicato, no entanto, contesta o valor citado pela secretaria. “O governo não repôs perdas e nem deu ganho real. O governo fez um plano de quatro anos, disse que era 45% [reajuste] e, na prática, não é porque nós já recebíamos gratificações. Portanto, elas [gratificações] foram incorporadas no salário-base e nós tivemos 27% em quatro anos”, disse. 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário