one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Manifestação de servidores da UFRJ cobra melhores condições de trabalho

Criado em 06/03/15 19h56
Por Da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Funcionários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntos com colegas de universidades públicas de outros estados, fizeram uma manifestação no começo da noite de hoje (6) em frente ao Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio, onde funciona a representação do Ministério da Educação (MEC), na capital fluminense. Os manifestantes saíram em passeata da Praça da Cruz Vermelha, na Lapa, e, durante o trajeto, passaram diante dos prédios da Petrobras e do Ministério da Saúde.

Desde a manhã, os empregados estão greve de 24 horas. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), eles protestam contra o corte no orçamento da Educação feito pelo governo federal, reivindicam melhores condições de trabalho e o pagamento de salários atrasados. De acordo com a entidade, a universidade está há duas semanas sem limpeza devido à falta de pagamento de salários dos funcionários terceirizados.

O coordenador-geral do Sintufrj, Francisco de Assis, destacou que a manifestação alerta também contra a ameaça de cancelamento da gratificação, que os funcionários recebem há 20 anos, e defende o pagamento imediato dos trabalhadores terceirizados, que estão sem salários há três meses.

"Estamos prestando toda solidariedade a eles, e a universidade hoje está adiando o calendário em razão desses profissionais que estão trabalhando sem remuneração. É uma situação de escravidão que a gente discorda e não vamos aceitar", disse.

Os servidores também protestam contra a privatização dos hospitais universitários. Para o assistente administrativo Leonardo Monteiro, do Campus Macaé da UFRJ, a privatização significa uma mudança de filosofia das instituições federais de ensino. "A filosofia de hospital universitário é comprometida com a pesquisa e com o ensino. Com a privatização, ela se perde e se torna uma filosofia comercial, e não é isso que a universidade quer construir”. Leonardo informou que devido à falta de limpeza o início das aulas no campus de Macaé foram adiadas para o dia 16.

A UFRJ informou à Agência Brasil, por meio da assessoria, que o conselho da universidade, os decanos e diretores estão em reunião para discutir os efeitos da greve e os impactos que ela pode causar à instituição.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário