one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Reitores pedem que orçamento das universidades seja mantido na íntegra

Criado em 25/03/15 19h03 e atualizado em 25/03/15 19h05
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Nos limites de seus orçamentos, as universidades federais temem novos cortes na área de educação. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Targino de Araújo, as universidades precisam de mais professores e técnicos, além de mais verbas para o custeio. O ideal é que o repasse seja integralmente o previsto no Orçamento Geral da União para 2015 aprovado, de aproximadamente 15% a mais do que em 2014.

O contingenciamento será decidido pela presidenta Dilma Rousseff, a partir das prioridades apresentadas por cada ministério. "Temos a expectativa grande de que o orçamento do Ministério da Educação (MEC) seja preservado. Mesmo que não seja, que o das universidades seja", diz Araújo.

Assim como o MEC e demais pastas, as universidades tiveram os repasses reduzidos para o equivalente a 1/18 avos do orçamento anual. Isso ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, e prejudicou as instituições. Em março, conseguiram negociar com o governo e elevar o repasse para 1/12 avos, que corresponde ao valor cheio do mês.

Hoje (25), em reunião com o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, os reitores conseguiram a garantia de que o repasse em abril também será cheio. "O que foi repassado [até agora] foi praticamente o mesmo do ano passado. Mas se continuar, [a situação] pode se agravar", diz Araújo. "Vamos ver como vai ser. Isso tem limite. Estamos próximos ao limite dessa situação", acrescenta.

O Orçamento de 2014 previu R$ 2,6 bilhões para custeio das universidades federais, e o Orçamento deste ano prevê R$ 3 bilhões. O montante é o ideial para manter as instituições em 2015, segundo a Andifes.

Além da verba para custeio, as universidades precisam de mais técnicos administrativos e professores. Targino explica que os técnicos aposentados entre 1995 e 2000 não foram repostos. As instituições fizeram novas contratações com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Os reitores esperavam autorização para contratação de cerca de 3 mil professores e técnicos no final de 2014, o que não ocorreu. A autorização foi renegociada com o ministro interino, que comprometeu-se a fazer um escalonamento das vagas.

"Tem cursos iniciando, aquilo que for necessário para agora, para estar em sala de aula, não haverá prejuízo. Vamos liberar essas vagas. O que poderá ser levado para o segundo semestre ou próximo ano, ocorrerá dessa forma", disse Costa. Segundo ele, o projeto de expansão para as universidades está mantido, mas destacou a necessidade de ajustes.

"Vamos dar a nossa colaboração. É um ajuste conjuntural que nos permite continuar avançando. Sabemos que são necessários esses ajustes, mas que não tiram essa trajetória [de expansão]", disse Costa. Após a definição do Orçamento, o MEC deverá reunir-se com as universidades para discutir os ajustes. Serão levadas em consideração, de acordo com o ministro interino, as especificidades de cada instituição.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário