one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reitori da UFRJ está sob acusação

Imagem:

Compartilhar:

UFRJ adia início das aulas pela segunda vez, por mais uma semana

Criado em 09/03/15 16h26 e atualizado em 09/03/15 16h44
Por Flavia Villela Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu por mais uma semana o reinício das aulas do primeiro semestre de 2015. Algumas das suas unidades ainda estão sem equipe de limpeza. O serviço, terceirizado por meio de licitação, é administrado pela  empresa Qualitécnica. Todas as atividades acadêmicas da UFRJ – inclusive no Colégio de Aplicação (CAp) e na Escola de Educação Infantil – estarão suspensas até a próxima segunda-feira (16).

Na sexta-feira (6), representantes sindicais, estudantes e trabalhadores da limpeza participaram da Plenária de Decanos e Diretores, com os membros do Conselho Universitário. Foi constatado que a maioria das 63 unidades acadêmicas não teria condições de reiniciar as atividades nesta segunda-feira (9). A data original para o início das aulas era 2 de março.

Embora algumas unidades acadêmicas sejam atendidas por outra empresa e estejam prontas para o início das aulas, a UFRJ optou pelo cumprimento do calendário acadêmico de forma conjunta e reinício das aulas após sanadas as atuais pendências. A assessoria da UFRJ informou que as unidades atendidas pela Qualitécnica estão sendo prejudicadas pelo não cumprimento de cláusula contratual por parte da empresa, que deveria honrar o pagamento dos trabalhadores, mesmo sem repasse de verbas da universidade por até 90 dias. Ainda segundo a assessoria, estão sendo tomadas ações para solucionar o impasse entre a empresa e seus trabalhadores, antes de adotar medidas legais para a ruptura unilateral do contrato.

A assessoria de comunicação da Qualitécnica não foi encontrada para comentar sobre o assunto.

O estudante de engenharia mecânica, Lucas Rangel Freire, 20 anos, é um dos prejudicados pelo adiamento das aulas. Ele veio do Espírito Santo para estudar na UFRJ. “Nesse período sem aula não dá para se programar para fazer nada, e sabemos que mais cedo ou mais tarde, lá na frente, vai prejudicar as férias. Não dá para se organizar para fazer uma viagem, a gente fica na expectativa, meio preso”, comentou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário