one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Alerj vai tentar acelerar contratação de professores para colégio

Criado em 01/04/15 22h27 e atualizado em 01/04/15 22h30
Por Da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai tentar acelerar o processo de contratação de 30 professores que foram aprovados no último concurso e que ainda não foram chamados para trabalhar no Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-Uerj). Hoje (1º), o presidente da comissão,  deputado Comte Bittencourt (PPS) se reuniu com pais, alunos e professores da escola no campus do Cap em Rio Comprido, zona norte da cidade.

A falta de professores para atender todas as turmas, causada pelo não preenchimento das vagas abertas no último concurso, além da autorização de menos vagas do que o necessário, provocou o atraso no início das aulas previsto, inicialmente, para o dia 2 de março.

Durante a reunião, foram apresentados à comissão detalhes da situação em relação a falta de professores, assim como as necessidades da instituição para concretizar a regularização das aulas. De acordo com o colégio, até o ano passado, o Cap-Uerj possuía em sua grade 104 professores substitutos e 106 professores efetivos. Depois de uma decisão judicial, todos os substitutos foram dispensados. Um novo concurso autorizou 65 vagas para a unidade, porém, até o dia 16 de março, 28 professores tinham sido contratados.

Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental voltaram às aulas no último dia 31, mas com a grade incompleta. Já para os estudantes do 6º ano do fundamental e 1º e 2º do médio, períodos que mais sofrem com a falta de professores, a previsão é que as aulas se iniciem no próximo dia 13. O terceiro ano do ensino médio está com o calendário escolar regular. Segundo a assessoria da Comissão de Educação, novos professores concursados e contratados começaram a ser chamados no início deste mês através da convocação de concursos e novos contratos.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Cap-Uerj, a instituição ressaltou que tem trabalhado exaustivamente nos diferentes setores da unidade, incluindo, reuniões constantes dos departamentos e equipes para avaliar as condições e possibilidades desse atendimento letivo. Para cumprir o calendário, os alunos necessitam cursar 200 dias letivos, independente de quando as aulas começarem.

Além dos problemas para o início das aulas, a instituição também enfrenta deficiência com os serviços de limpeza, em decorrência do atraso no pagamento dos funcionários.

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário