one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Deputados querem ajudar estados e municípios na aprovação de planos de educação

Criado em 15/04/15 19h15 e atualizado em 15/04/15 19h33
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Deputados federais querem atuar com estados e municípios para a aprovação dos planos estaduais e municipais de educação. Os planos locais, previstos no Plano Nacional de Educação (PNE), têm até o dia 24 de junho para estarem prontos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), três estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão - e 72 municípios sancionaram os planos.

O prazo, que termina em pouco mais de dois meses é primeiro estipulado pelo PNE. Os parlamentares lançaram hoje (15) a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação e a primeira ação será a organização de seminários, dois nacionais e cinco em cada uma das regiões do país, para conscientizar gestores e a população da importância da aprovação dos planos.

"O PNE é uma das leis mais importantes votadas. Comparando com outros países, com certeza é vanguarda e aponta para uma transformação do Brasil em uma grande nação. Tem que sair do papel", defende o presidente da frente, Pedro Francisco Uczai (PT/SC). “Para que saia do papel, é preciso o compromisso de todos os entes federados”.  

O plano, sancionado no ano passado, após quatro ano de tramitação, traça metas para serem cumpridas nos próximos dez anos. As metas vão desde a inclusão de crianças e adolescentes na escola até a pós-graduação. Trata ainda da valorização do professor e do investimento em educação, que até 2024 deverá ser de, no mínimo, o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente o investimento na área é 6,6%.

De acordo com o site Planejando a Próxima Década - Alinhando os Planos de Educação, do MEC, apenas três estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão, estão com os planos aprovados. Paraná, Bahia e Alagoas são os mais atrasados, têm apenas a comissão para elaborar o plano estadual constituída. Os demais estados têm pelo menos o diagnóstico concluído.

Para constituir os planos, o MEC estipula fases. A primeira é a constituição de uma comissão coordenadora, depois, a elaboração de um diagnóstico da educação na localidade, a elaboração de um documento-base, consulta pública e elaboração de projeto de lei. O projeto é então enviado ao legislativo, aprovado e sancionado.  

Entre os municípios, a maior parte está nas fases iniciais, 306 não têm sequer comissão coordenadora instituída; 2.246 instituíram a comissão e 1.752 concluíram apenas o diagnóstico. Os demais avançaram na elaboração do documento-base (829) até o envio dos projetos para as assembleias (77). Entre os municípios, 72 sancionaram os planos e três aprovaram a lei.

Para o MEC, o prazo pode ser cumprido. A pasta vai lançar na próxima semana uma campanha nos meios de comunicação alertando para o prazo. O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Arnóbio Marques, ressalta que a maior parte dos estados e dos municípios concluíram o diagnóstico. Segundo ele, a fase mais complicada.

"Praticamente todos os municípios têm pelo menos uma comissão trabalhando no plano e mais de 3 mil têm o diagnóstico. Pode ser que alguns não cumpram com o prazo exato, do dia 24, mas acho que a tendência é ter praticamente todos os municípios com o plano", diz.

De acordo com Marques, o MEC oferece assistência para a elaboração dos planos, disponibilizando um representante para cada 25 cidades. Mais informações estão disponíveis no site do PNE.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário