one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes carregam faixa pelas cotas na universidade

Imagem:

Compartilhar:

USP 7%: Documentário mostra a luta por cotas raciais na universidade

Criado em 08/04/15 11h10 e atualizado em 12/04/15 15h56
Por Portal EBC

Na próxima segunda-feira, 13 de abril, estreia o documentário "USP 7%". O curta-metragem propõe uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira e retrata a luta pela reserva de vagas para estudantes negros na Universidade de São Paulo (USP).

O nome do documentário remete ao percentual de negros matriculados em 2012 na universidade. A pré-estreia será no Núcleo de Consciência Negra da USP.

A história dessa discussão dentro dos campus da USP é contada pelos militantes que desde a década de 1980 lutam para aumentar a presença dos negros dentro das salas de aula. Luís Carlos conta como, naquele tempo, derrubou a porta e começou a ocupação do barracão onde até hoje funciona o Núcleo de Consciência Negra, centro de pensamento e mobilização pela causa racial dentro da universidade. 

Regina Lúcia, também antiga militante, traz a visão de como o movimento se articulou para fora do campus para tornar as cotas uma reivindicação de todo o movimento negro, e como as ações afirmativas explicitam as disputas e privilégios em séculos de exclusão e preconceito.

O vídeo traz entrevistas também com duas jovens: uma já matriculada, que relata como é o cotidiano de alunos negros na USP, e outra, filha de uma faxineira que trabalha na universidade, que é uma das alunas do cursinho pré-vestibular mantido pelo Núcleo de Consciência Negra.

As quatro histórias apresentam a luta contra o racismo e mostram como o preconceito está presente nas relações da sociedade brasileira. Os diretores do filme são os jornalistas Daniel Mello e Bruno Bocchini.

Lei das Cotas

A Lei n° 12.711/2012, chamada Lei das Cotas, define que as Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Ministério da Educação e as instituições federais de ensino técnico de nível médio devem reservar 50% de suas vagas para as cotas. As instituições têm o prazo de 4 anos para a implementação integral da lei, e o mínimo de 25% por ano. Ou seja: nos vestibulares de 2013, as instituições devem ter reservado no mínimo 12,5% do total de vagas; em 2014, 25%; em 2015, 37,5%, e, em 2016, a metade das vagas, como prevê a lei. Assim, em 2016 todas as instituições terão reservadas 50% de suas vagas para as cotas.

As vagas são distribuídas de acordo com os critérios: origem em escola pública; renda – renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; étnico-racial – proporcional à composição étnico-racial verificada pelo IBGE, e devem incidir sobre a totalidade das vagas reservadas às cotas. Essa proporção é dividida entre pretos, pardos e indígenas. Confira o especial do Portal EBC sobre a Lei de Cotas.

Creative Commons - CC BY 3.0 - USP 7%

*Colaborou Carol Lira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário