one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Interior do Rio tem Semana de Astronomia com foco em alunos da educação básica

Criado em 27/04/15 17h04
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A pesquisadora Katia Pinheiro, chefe da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional (ON), abre na noite de hoje (27) a 3ª Semana de Astronomia de Vassouras com a palestra “De olho no campo magnético da Terra”. Katia vai falar da importância do Observatório Magnético de Vassouras e a conjuntura política e econômica no país quando essa unidade vinculada ao Observatório Nacional foi criada. O Observatório Magnético de Vassouras completa 100 anos em 2015. “É o observatório mais antigo da América Latina”, disse o organizador do encontro, o professor de física Leonardo Corrêa.

O evento vai até o próximo dia 30, com atividades científicas gratuitas abertas para o público em geral, mas com foco voltado para crianças e jovens das redes de ensino pública e privada do município, situado no centro-sul do estado do Rio de Janeiro. Segundo Corrêa, o objetivo é despertar o interesse dos alunos para o estudo das ciências. “Por meio da astronomia e da física, a gente quer promover o estímulo ao conhecimento da ciência de modo geral. O foco são estudantes da educação básica, tanto do ensino fundamental como médio”.

A partir de amanhã (28), a Semana de Astronomia terá a Caravana da Ciência da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). A carreta traz vários experimentos de física e química, que serão mostrados aos estudantes, junto com o planetário móvel da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Trata-se de um planetário inflável, itinerante, que atenderá aos alunos durante o dia.

O público terá a oportunidade de conhecer também a exposição de meteoritos que a astrônoma do Museu Nacional, Elizabeth Zucolotto, levará até o município. “Ela cataloga meteoritos pelo Brasil afora”, disse Leonardo Corrêa. Haverá ainda uma exposição de astrofotografia, com fotos de planetas, estrelas e nebulosas feitas pelo astrônomo amador Luis Carlos Oliveira.

Na Praça Barão de Campo Belo, haverá observação do céu de dia e à noite com telescópios especiais, com ajuda de astrônomos como Eugênio Reis Neto, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

Serão oferecidos aos alunos dois minicursos. O primeiro, programado para amanhã (28), irá preparar os jovens para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, que ocorrerá em escolas de todo o país no dia 15 de maio. “Os pesquisadores estarão comentando questões mais específicas de astronomia e física ligadas à astrofísica”, completou Leonardo Corrêa. O presidente da comissão nacional organizadora da olimpíada é o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), João Batista Canalle.

O segundo curso visa a capacitação de alunos multiplicadores para utilização de telescópios dobsonianos instalados em escolas, mas subutilizados, segundo o professor de física. “Nós tivemos a ideia de capacitar os próprios alunos das escolas para que eles possam utilizar [esses instrumentos astronômicos]”. Cada minicurso teve 40 alunos inscritos das redes pública e particular.

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário