one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Saiba mais sobre a história da educação no Brasil, desde a colonização até o Manifesto dos Pioneiros

Criado em 20/04/15 15h20 e atualizado em 20/04/15 15h39
Por Repórter Brasil Fonte:TV Brasil

A série Brasil 2025 - uma década na escola, do Repórter Brasil, vai traçar um amplo panorama da educação e projetar os desafios da próxima década. No primeiro episódio, conheça um pouco sobre a história da educação no Brasil e a formação da base do sistema de ensino atual do país, desde a colonização até o governo Getúlio Vargas.

As primeiras salas de aula no Brasil foram criadas logo após a chegada dos jesuítas, no século 16. Os padres eram os professores e os índios os alunos. Apenas os meninos podiam estudar e o ibjetivo principal era ensinar os fundamentos da religião católica. "Começa a inflitração da cultura dio colonizador", aponta a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Ivenieki.

Só em 1774 é que surgiram as primeiras escolas públicas do país. A vinda da família real para o Brasil ajudou a impulsionar o ensino. Com a proclamação da República, o governo federal ficou responsável apenas pelo ensino na então capital Rio de Janeiro. Cada estado desenvolvia seu projeto educacional de forma autônoma, mas o acesso a escola era um privilégio restrito aos mais ricos.

Com a chegada de Getúlio Vargas a bandeira da escola pública, gratuita e para todos ganhoui força. O Ministério da Educação foi criado em 1930 e em 1932 foi lançado o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", que combatia o modelo de escola voltado apenas aos ricos. Ao todo, 26 educadores assinaram o documento, entre eles Anísio Teixeira, responsável pela criação do Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Assista a íntegra da primeira reportagem:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Repórter Brasil - Série Brasil 2025

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário