one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Valor do piso em 2013 é de R$ 1.567

Imagem:

Compartilhar:

Falta de regulamentação de responsabilidades de entes federativos prejudica educação no país

Criado em 19/05/15 19h48 e atualizado em 19/05/15 20h26
Por Agência Senado

Na Constituição de 1988, o direito à educação e as formas de assegurá-lo receberam bastante atenção. A competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios no setor é explicitada, bem como o dever do Estado e da família de garantir o acesso à educação básica a todos entre 4 e 17 anos.

No artigo 211, é feita referência ao “regime de colaboração” entre União, estados, DF e municípios na organização dos seus sistemas de ensino. O financiamento do sistema é tema do artigo 212, que estabelece percentuais mínimos de aplicação de recursos em educação pela União (18%), estados, Distrito Federal e municípios (25%), da receita de impostos.

Na tendência de municipalização, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/1996) deu aos municípios o direito de organizar seus sistemas de ensino, com órgãos normativos próprios.

Já a Emenda Constitucional nº 14, de 1996, definiu que os estados e o Distrito Federal devem dar prioridade à oferta do ensino fundamental e médio, e que os municípios tenham como responsabilidade principal a oferta da educação infantil e do ensino fundamental.

Porém, até hoje a repartição de responsabilidades e o regime de colaboração não estão suficientemente regulamentados, inclusive para cobrir custos que os municípios têm em diversos serviços, como o transporte escolar.

A discussão acerca das responsabilidades e possibilidades de União, estados e municípios com relação à educação, reacende, em primeiro lugar, um debate de difícil solução: o equilíbrio de poderes e deveres entre os entes da federação no Brasil.

Uma definição mais clara sobre o que cada um deve fazer na educação básica passa, em primeiro lugar, pela distribuição de recursos entre os três níveis de governo, o que vem sendo discutido há pelo menos duas décadas em projetos de reforma tributária que não logram aprovação no Congresso.

A municipalização foi o caminho escolhido pelos constituintes, mas o modelo fiscal adotado desde 1965 não garante os recursos para que os municípios deem conta de suas crescentes responsabilidades, especialmente no ensino fundamental. A concentração da arrecadação de impostos nas mãos do governo federal e de encargos nas mãos das prefeituras dificulta a melhoria do sistema educacional.

Maior receita, menor participação

A União fica com 57% do total arrecadado no país (25% com os estados e 18% com os municípios), porém contribui com 20% dos gastos em educação. Na oferta de vagas, porém, a situação se inverte: os municípios têm 23 milhões de matriculados na educação básica, enquanto que os estados, quase 19 milhões e a União, pouco mais que 150 mil.

O PLS 320/08 – também chamado de “federalização da educação” –, do senador Cristovam Buarque, propõe a instituição do Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos (PFE), que transfere à União a incumbência de oferecer meios para a melhoria da estrutura física das escolas e para o atendimento de alunos em tempo integral. O senador defende ainda a eliminação das desigualdades remuneratórias e de carreira dos professores da educação básica das diferentes redes públicas de ensino.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e aguarda decisão terminativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde o relator, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), apresentou parecer favorável, mas manteve a alteração da CCJ na proposta para apenas autorizar o Poder Executivo – e não promover, como está no projeto original – a criação da Carreira Nacional do Magistério da Educação de Base (CNM) das escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, dos estados e municípios.

O relator avalia que o projeto pode ter suas ações viabilizadas em um prazo razoável, tendo em vista a perspectiva de aumento do investimento público em educação trazida pela Meta 20 do Plano Nacional de Educação (PNE, Lei 13.005/2014), de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 e 10% em 2024.

Cristovam lembra que atualmente os gastos com educação correspondem a cerca de 5,7% do PIB, sendo as despesas com educação básica responsáveis por aproximadamente 85% do gasto total. Para insistir numa melhor remuneração a professores desse nível, ele também apresentou outro projeto para incentivar os que se dedicam exclusivamente ao ensino.

PLS 4/08 garante salários equivalentes a pelo menos 70% da remuneração de docentes das universidades federais para professores da educação básica com dedicação exclusiva e com a mesma qualificação. O projeto já foi aprovado na CE e aguarda análise da CCJ antes de ir a Plenário.

Crianças em aula em escola infantil
Creative Commons - CC BY 3.0A falta de regulamentação quanto às responsabilidades e possibilidades de União, estados e municípios prejudica a educação no país

Também está em tramitação na Câmara a proposta de criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional (semelhante à Lei de Responsabilidade Fiscal) – PL 7420/06 – para garantir que os gestores cumpram as obrigações de oferta da educação pública. Estados e municípios teriam que cumprir uma série de metas relacionadas ao PNE. Caso contrário, haveria punições e cortes de recursos da União para os municípios e os estados.

O projeto está sendo analisado por uma comissão especial e ainda deve passar por outros colegiados antes de ir ao Plenário e ser enviado ao Senado.

Uma proposta apresentada recentemente pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) institui novo piso salarial nacional para os professores da educação básica de R$ 2.743,65, para formação em nível médio. O valor passaria a vigorar em 1º de janeiro de 2016. 

O projeto (PLS 114/2015) prevê ainda um percentual de 5% sobre o total de recursos arrecadados com as loterias administradas pela Caixa Econômica Federal para a complementação do novo piso a ser feita pela União aos estados, municípios e Distrito Federal nos casos em que esses entes da federação não tenham recursos orçamentários para cumprir o valor fixado.

A proposta aguarda análise da CE para logo depois receber decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário