one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Reitor recomenda paralisação das aulas na UFRJ até amanhã

Criado em 18/05/15 20h42 e atualizado em 18/05/15 21h22
Por Agência Brasil Edição:Armando Cardoso

A recomendação de paralisação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) continua até amanhã (19). Após pressão de alunos, diretores e funcionários da instituição, o reitor Carlos Levi cedeu e decidiu manter a recomendação de suspensão das aulas por mais um dia.

Durante reunião com diretores das unidades, iniciada às 16h30, o reitor e alguns decanos da instituição tentaram retomar as atividades da universidade amanhã , porque, pela manhã, no Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), a empresa Qualitécnica, responsável pelas contratações, garantiu que pagará amanhã os salários de abril.

No fim da reunião, a pressão resultou na recomendação de manter paralisação em todas as unidades, que podem decidir se aderem ou não. Os alunos reivindicaram e o reitor concordou com a convocação de uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), de modo a discutir questões da assistência estudantil. 

O conselheiro Rafael Almeida, do corpo discente do Consuni, informou que o problema da assistência estudantil é grave e deve ser resolvido. “Os problemas da assistência estudantil só ganharam força com a ocupação.” Durante a reunião de hoje, o reitor decidiu por não abordar a questão, uma vez que a plenária  tinha sido convocada para solucionar a situação dos trabalhadores terceirizados.

O atraso no pagamento dos salários dos funcionários da Qualitécnica vem ocorrendo desde o fim de 2014. Marlon Faria, gerente operacional da empresa, argumentou que o problema é que a UFRJ não tem repassado integralmente os valores do contrato.

O reitor da universidade,  afirmou que, até o fim desta semana, providenciária o repasse de R$ 107 mil à Qualitécnica. Segundo ele, esse valor é referente a duas faturas em aberto.

De acordo com o compromisso firmado hoje no MPT-RJ, os cerca de 1,2 mil funcionários terceirizados terão os salários de abril depositados amanhã. Os vales transporte e alimentação terão de ser creditados a partir de hoje.

O MPT-RJ confirmou para quinta-feira (21), às 16h, uma outra audiência para firmar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a UFRJ e a Qualitécnica.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário