one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Famílias se reúnem para pedir manutenção de aulas no Cap-UFRJ

Criado em 30/06/15 12h12
Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil Fonte:Agência Brasil

Pais de alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ protestam contra o adiamento do início das aulas devido à falta de limpeza nas dependências da escola (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Em março, pais de alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ protestaram contra o adiamento do início das aulas devido à falta de limpeza nas dependências da escolaTânia Rêgo/Agência Brasil

Pais e alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cap-UFRJ) se encontraram em frente à escola hoje (30) para a realização de um ato público e uma reunião com os professores da unidade. O objetivo é defender a continuidade das aulas, já que a greve dos docentes da universidade continua.

A manifestação foi convocada pela Associação de Pais, Alunos e Amigos do Colégio de Aplicação da UFRJ (Apacap-UFRJ), que divulgou uma carta aberta no último sábado (27) dizendo que, “apoiam as reivindicações dos docentes da UFRJ e rejeitam o instrumento de greve como primeira ação de reivindicação dos pontos de pauta”.

Na carta, a associação pede também a preservação das atividades letivas no Cap-UFRJ, considerando o perfil dos estudantes, que são crianças e jovens de 6 a 17 anos, que, “diferentemente dos estudantes universitários, não possuem autonomia para gerir suas rotinas”, diz a nota. A carta repudia ainda o contingenciamento de verbas que o governo federal impõe à UFRJ e às universidades federais desde 2014.

Através de nota, o Ministério da Educação (MEC), informou que atua para garantir os recursos de custeio necessários para o funcionamento de universidades e institutos federais. "Dessa forma, serão preservados, integralmente, os limites para empenho no exercício de 2015 as despesas: dos Hospitais Universitários, das despesas com custeio de Assistência Estudantil; e das despesas com Residência Médica”, diz a nota.

O Ministério ainda reforçou que, para se adequar ao ajuste fiscal, o MEC priorizou as despesas de custeio das universidades. O limite de gastos de 2015, apesar disso, ficará maior do que em 2014.

O presidente da Associação Sindical de Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj), Cláudio Ribeiro, defendeu a paralisação do Colégio de Aplicação e disse que o movimento busca garantir o funcionamento adequado para toda a UFRJ.

"O que vai prejudicar mais os pais e os estudantes é não ter orçamento para a universidade funcionar. Por isso a gente está fazendo a greve". Ele ainda lembrou que o atraso no repasse de verba foi responsável pelo atraso no início das aulas do colégio e pela paralisação de terceirizados.

Cláudio disse também que os docentes estão em contato com os pais e reconhecem os problemas, mas considera que paralisar as aulas de toda a universidade e manter as do Cap faria o colégio se distanciar do corpo docente da universidade. "O CAp não é apenas educação básica. Também é um espaço de formação para a graduação. Ele faz parte da UFRJ".

A Universidade Federal do Rio de Janeiro informou através de sua assessoria que não tem controle sobre a greve e, portanto, o colégio está acompanhando as decisões da Adufrj, sem interferência direta da universidade no tema. Atualmente, o CAp está com as aulas suspensas em um dos turnos por dia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário