one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministro diz que governo está aberto para negociar com professores em greve

Criado em 24/06/15 13h27 e atualizado em 24/06/15 13h58
Por Ivan Richard Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse hoje (23) que a pasta está aberta à discussão e à negociação com os professores de instituições federais de ensino superior em greve há 28 dias. O ministro, no entanto, afirmou que o aumento da categoria referente a 2015 já foi dado no início do ano.

 

O ministro da Educação, Renato Janine, durante apresentação do balanço das inscrições para o Enem (Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Renato Janine, diz que está aberto para negociar com professores universitários em greveWilson Dias/Agência Brasil

“Estamos abertos à discussão, à negociação, lembrando sempre que o aumento deste ano foi dado, no começo do ano. Ou seja, não há reivindicação para este ano, pelo menos entendemos que este ano já foi atendido o pleito que, geralmente é o principal, que é o reajuste para enfrentar a inflação, que sempre existe”, argumentou Janine após reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ontem (23), representantes do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e da Secretaria de Educação Superior, ligada ao Ministério da Educação (MEC), se reuniram para debater a pauta de reivindicação dos professores em greve. O presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo, disse que não houve avanços nas negociações e os docentes vão permanecer em greve.

Os docentes pedem garantia de piso remuneratório de R$ 2.784 para professor graduado em regime de trabalho de 20 horas e a ampliação da infraestrutura das instituições, incluindo laboratórios e equipamentos. Eles também querem a aplicação de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em ciência e tecnologia.

Janine criticou os grevistas pois, segundo ele, a paralisação foi deflagrada antes de as negociações serem esgostadas. “Vamos discutir, estamos abertos, tanto aos professores, como aos servidores das universidades federais para pôr fim a essa greve que foi declarada antes de se esgotar a negociação com o MEC. Já, desde o primeiro encontro com o ministro, informaram a data da greve, sem usar a greve como último recurso, porque ela, sem dúvida, perturba muitas pessoas, sobretudo os que menos têm condições de se defender dela, que são os estudantes”, disse o ministro da Educação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário