one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


III Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância

Imagem:

Compartilhar:

Parlamentares e especialistas discutem investimentos na primeira infância

Criado em 30/06/15 15h36 e atualizado em 30/06/15 15h36
Por Yara Aquino Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Parlamentares, especialistas brasileiros e estrangeiros discutiram na manhã de hoje (30) o panorama da primeira infância e defenderam a importância de ações e políticas públicas direcionadas para essa etapa da vida durante o 3° Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância. Iniciado hoje, o evento segue até o dia 2 de julho, na Câmara dos Deputados.

A primeira infância é a fase do desenvolvimento que vai do nascimento até os seis anos. O Núcleo Científico pela Infância define, na publicação Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância Sobre a Aprendizagem, que esse período é crucial para a criança, quando ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais e a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o avanço de habilidades mais complexas.

A pesquisadora da Faculdade de Ciências do Chile e ex-ministra da Saúde, Helia Molina, defende que os primeiros mil dias de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança e por isso é essencial dar estímulos nessa fase. “Nos primeiros mil dias de vida há períodos críticos de desenvolvimento, são janelas de oportunidades e com pouco tempo para atuar. Eu diria que antes dos três anos já estão bem formadas a capacidade de comunicação, de trabalho em equipe e de solidariedade.” 

A primeira infância é a fase do desenvolvimento que vai do nascimento até os seis anos, período tido como crucial para o desenvolvimento da criança

Helia Molina considera que dedicar atenção especial a fase inicial da vida é um caminho para garantir a igualdade de oportunidades no futuro.

De acordo com a publicação do Núcleo Científico pela Infância, crianças com desenvolvimento saudável e integral durante os primeiros anos de vida têm mais facilidade para adquirirem novos conhecimentos o que vai contribuir para o bom desempenho escolar e facilidade de adaptação a diferentes ambientes. “O desenvolvimento cerebral que permitirá a aprendizagem ao longo da vida se inicia na gestação e tem especial relevância durante a primeira infância.”

Para o representante da Rede Hemisférica de Parlamentares e ex-parlamentares pela Primeira Infância, Enrique Herrera, entre os governos de variados países tem se consolidado a consciência de que trabalhar com a primeira infância é chave para o desenvolvimento social. Ele enumerou direitos nos quais é preciso avançar. “É necessário avançar fundamentalmente nos principais direitos como o direito a vida, viver em família, direito de ser prioridade na sociedade, a não discriminação, a proteção contra formas de abuso, tráfico de pessoas, proteção da saúde e inclusão de crianças com deficiências.”

A deputada mexicana, Susana Hurtado, destacou que é comum ter recursos destinados às crianças, mas sem a especificação para investimentos na primeira infância. Esse direcionamento, segundo ela, deve ser feito pelos governos. “As políticas não se concretizarão se não tiver recursos específicos para o tema.”

O seminário, que está na terceira edição, é uma iniciativa do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), autor do projeto de lei que cria o Marco Legal da Primeira Infância.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário