one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Planos de educação estarão prontos em alguns meses, diz ministro

Criado em 24/06/15 15h20 e atualizado em 24/06/15 23h15
Por Mariana Tokarnia* Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que a maioria dos estados e municípios não cumpriu a meta de aprovar seus planos de educação até hoje (24). Mesmo com atraso, o ministro acredita que os planos estarão todos prontos em alguns meses.

O portal Planejando a Próxima Década do Ministério da Educação mostra que seis estados sancionaram as leis: o Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul; Rondônia, o Maranhão e a Paraíba. Entre os municípios, 2.693 estão com as leis sancionadas.

“Hoje de fato completa o prazo, mas o ministério tem ajudado muito na discussão das leis e a preocupação principal do Brasil não é que sejam aprovadas de qualquer jeito, mas que emanem de uma boa discussão”, disse Janine, após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Os planos estaduais e municipais de educação estão previstos no Plano Nacional de Educação, sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O documento traça metas a serem cumpridas nos próximos dez anos.

As metas vão desde a inclusão de crianças e adolescentes na escola até a pós-graduação. Trata da valorização do professor e dos investimentos em educação, que até 2024 deverão ser de, no mínimo, equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto. Atualmente o investimento na área é 6,6%.

Pela lei, os planos locais têm até esta quarta-feira para serem sancionados. Os planos municipais e estaduais devem, de acordo com a realidade local, estabelecer estratégias para o cumprimento de cada uma das metas do plano nacional.

"[A situação] não preocupa muito porque faz parte do próprio plano. É um erro pensar que o plano só começa a ser executado quando as leis são votadas; o plano é um organismo vivo", disse o ministro.

 

*Colaborou Ivan Richard

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário