one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Professores, alunos e funcionários dão abraço simbólico em defesa da Uerj

Criado em 03/06/15 18h09 e atualizado em 03/06/15 18h10
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Professores, alunos e funcionários deram um abraço simbólico hoje (3) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no campus Maracanã, zona norte do Rio. Durante o ato, convocado pelo movimento Somos Todos Uerj, cerca de 500 manifestantes exibiram cartazes, faixas e balões brancos, e todos, de mãos dadas, cantaram o Hino Nacional em defesa da universidade e em favor de formas democráticas contra qualquer prática de violência.

A organizadora do ato, professora de educação física Tatiane Alves, disse que o abraço nasceu de um "sentimento coletivo de tristeza e indignação dos três segmentos da Uerj, acerca da depredação do patrimônio e da agressão aos colegas”.

A aluna de direito da Uerj Elizete Oliveira da Conceição avaliou como positivo o abraço à universidade. “Eu trabalho em um projeto social, com mais de 2 mil alunos que saem de comunidades carentes e que pela Uerj tornam-se profissionais. Então, a universidade deve ser valorizada”, ressaltou.

Simultaneamente ao abraço, um grupo de estudantes fazia manifestação contra a reitoria. O aluno de história Deivid Gomes disse que o grupo político, autodenominado Somos Todos Uerj, é ligado ao reitor Ricardo Vieiralves. “Eles estão se colocando agora como os grandes salvadores da crise que a Uerj está passando, quando, na verdade, são eles próprios que levaram a universidade a esta crise”, acusou.

Tatiane, integrante do movimento, rebateu dizendo o movimento não é sindical nem da reitoria, mas um movimento da comunidade. Segundo ela, “as pessoas são livres para pensar o que quiserem, mas seria bom buscar se informar. O Somos Todos Uerj é a voz da comunidade uerjiana”.

Gomes rebateu que o objetivo da intervenção era denunciar tudo que está acontecendo. No seu entender – e dos integrantes dos centros acadêmicos dos cursos – o ato de hoje "é o início da eleição da reitoria, marcada para o segundo semestre deste ano. Então, já estão tentando criar este movimento forte para emplacar o candidato deles”.

Na última quinta-feira (28), durante assembleia que acontecia no campus Maracanã, alunos e pessoas que protestavam contra a demolição de imóveis na Favela Metrô-Mangueira, na zona norte da cidade, promoveram quebra-quebra na Uerj.

A Polícia Civil identificou 12 suspeitos de envolvimento com a depredação do prédio principal. A investigação está a cargo da Delegacia de Polícia da Praça da Bandeira, que instaurou inquérito para apurar o caso. A reitoria avaliou os prejuízos em R$ 100 mil.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário