one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Pronatec Aprendiz é oportunidade para jovem no mercado de trabalho, diz ministro

Criado em 30/07/15 12h21 e atualizado em 30/07/15 12h25
Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

As 15 mil vagas que serão ofertadas na primeira etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Aprendiz na Micro e Pequena Empresa vão inserir os jovens no mercado de trabalho e podem garantir emprego após a fase de aprendizagem, disse hoje (29) o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

“Minha experiência mostra que 80% [dos aprendizes] ficam e a empresa gosta muito de pegar um jovem com 14 anos que é aquele que 'veste a camisa'. O primeiro emprego tem uma marca muito forte para aquele jovem, então ele tende à fidelização dentro daquela empresa e faz carreira”, disse Afif Domingos, que participou do Programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. “Na micro e pequena empresa esse jovem começa a enxergar alguns paradigmas de vida e passa a entender que ele pode ser até um microempreendedor”, completou.

Anunciada na última terça-feira (28), a primeira etapa do Pronatec Jovem Aprendiz vai oferecer 15 mil vagas em 81 municípios com alto índice de violência e vulnerabilidade social, selecionados com base no Mapa da Violência. As micro e pequenas empresas terão benefícios na contratação de aprendizes e os jovens terão a formação técnica paga com recursos do Pronatec.

O ministro destacou que ao direcionar o programa para jovens de áreas com maiores índices de violência, o objetivo é evitar que os adolescentes se envolvam com o crime. “Hoje o caminho de combate à violência não é a redução da maioridade penal, ela vai colocar o jovem na cadeia. Temos que evitar que ele seja um infrator por meio da oferta de oportunidade”, disse.

O foco do programa são jovens entre 14 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino, que podem ter jornada diária de trabalho entre 4 e 6 horas. Os jovens contratados pelo programa farão um curso de 400 horas, dividido em dois anos e pago com recursos do Pronatec. A adesão ao programa vai começar em agosto e as micro e pequenas empresas vão arcar com custos como o salário-hora mínimo (meio salário mínimo no caso da jornada de quatro horas) e vale-transporte, além de fazer a contribuição reduzida para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As inscrições para o programa serão feitas nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário