one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Reforma do ensino médio não deve se limitar a conteúdo, diz especialista

Criado em 07/07/15 14h52
Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A reformulação do ensino médio e a construção de uma base nacional curricular comum para essa etapa foram temas de discussão hoje (7) em seminário na Comissão de Educação, na Câmara dos Deputados. O integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE) José Fernandes de Lima alertou que a base nacional comum não deve se limitar a uma lista de conteúdos, mas ir além e tratar, por exemplo, da formação dos professores e da relação entre União, estados e municípios.

Lima destacou ainda que o currículo comum não pode partir da opinião uma única pessoa ou organização, mas ter o consenso da sociedade. “Uma agenda educacional de um país não pode deixar de responder a três coisas: para quem temos que oferecer educação, para quê e como vamos oferecer essa educação”, disse.

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que a base nacional curricular comum da educação básica deve estar concluída até junho de 2016.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps, considera que, atualmente o conteúdo do ensino médio está direcionado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Estamos fazendo um Enem modelador dos currículos como se a gente só formasse no ensino médio como uma etapa de transição para a faculdade”, disse.

Na avaliação de Deschamps não é possível resolver os problemas do ensino médio sem focar na etapa anterior que são os anos finais do ensino fundamental. “No ensino fundamental dois começa o grande problema que só é reforçado na hora de entrar no ensino médio. O problema não está todo no ensino médio. Se não tivermos o olhar sobre o fundamental dois, o projeto de uma base nacional comum será inócuo”, disse.

O diretor de currículo e educação integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Ítalo Dutra, ressaltou a importância de um esforço conjunto entre União, Estados e Municípios na construção da base nacional comum. “É um esforço de produzir um entendimento nacional em torno desse assunto e que precisa ser revisado periodicamente e pensado do ponto de vista de um pacto federativo”, disse.

Ele informou que o ministério está recebendo documentos curriculares dos entes federados que vão contribuir para a elaboração de um texto da base comum a ser colocado em consulta pública. Ítalo Dutra disse que é preciso discutir também a forma como a base comum será colocada em prática.“Pensar em organização curricular para o ensino médio significa também pensar no como e discutir como isso será operacionalizado do ponto de vista de estados e municípios”, disse.

Para a presidenta da União Brasileira dos Estudantes (Ubes), Bárbara Melo, o atual modelo do ensino médio é pouco atraente por estar distante da realidade dos jovens e ter conteúdos que não dialogam entre si. Mudar esses pontos é  fundamental para elaborar uma base comum, na avaliação de Bárbara. Ela também destacou a importância de incluir conteúdos locais.

“O conteúdo muitas vezes parece desconectado. A pessoa vê física em um quadrado, biologia em outro”, disse. Bárbara Melo acrescentou: “É importante que o ensino seja integrado. E a escola precisa absorver novas tecnologias. É um absurdo o estudante não poder usar o celular em sala. Não é uma tecnologia dentro de sala que vai fazer o aluno se distrair, é a forma como o conteúdo é dado”.

O deputado Wilson Filho (PTB-PB) também avalia que o atual modelo está ultrapassado e que é necessário reformular o ensino médio para garantir a permanência dos estudantes nas salas de aula e estimular também os professores. “Todos concordamos que o atual modelo do ensino médio está desinteressante e ultrapassado. É um modelo desinteressante para estudantes e professores e temos a obrigação de mudar isso”, disse.

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário