one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Wikipedia na Universidade: enciclopédia vira ferramenta de ensino em sala de aula

Criado em 08/07/15 16h16 e atualizado em 08/07/15 19h32
Por Anderson Falcão Fonte:Portal EBC

Maior enciclopédia do mundo, a Wikipedia vem ganhando um reforço de peso entre seus colaboradores. Por meio do projeto Wikipedia na Universidade, alunos e professores realizam atividades em sala de aula ao mesmo tempo que desenvolvem pesquisas sobre os temas do curso e colaboram com a edição de verbetes relacionados na enciclopédia. O projeto é realizado no Brasil desde 2011 e está presente em mais de 10 universidades no país.

É o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde o professor do Departamento de Matemática e voluntário da Wikipedia, Fábio Azevedo, utiliza o site como ferramenta de ensino. Na 16ª edição do Fórum Internacional do Software Livre, que acontece em Porto Alegre, ele apontou os benefícios da iniciativa: “ao escrever os verbetes, o estudante pode pesquisar, buscar referências, resumir informação e organizar o pensamento, além de aprender como funciona a produção de conteúdo online”, avalia.

Confira lista com 5 habilidades desenvolvidas com o uso da Wikipedia

Por outro lado, aponta Fábio, o projeto leva a Wikipedia para o centro do conhecimento, que é a universidade: “essa aproximação pode melhorar a qualidade dos conteúdos da enciclopédia, atrair novos editores e renovar a comunidade que mantém a Wikipedia com pessoas muito qualificadas”. Esse contato, de acordo com o professor, pode contribuir também para aumentar a aceitação da Wikipedia, que, por muitos, não é vista como uma fonte confiável: “qualquer fonte está sujeita a erro, mas os projetos colaborativos ou feitos por muitas pessoas sofrem mais resistência do que grupos editoriais com assinatura”, conclui.

Qualquer professor ou estudante pode editar voluntariamente a Wikipedia, já que a enciclopédia é uma plataforma aberta. É possível, também, atuar com o apoio da comunidade "Wikimedia Fundação" que mantém a Wikipedia. Os interessados podem escrever para o e-mail educacao@wikimedia.org e acessar materiais de apoio para o desenvolvimento do projeto.

Confira 5 vantagens pedagógicas de se usar a Wikipedia , pelo professor Fábio Azevedo)

1) melhora o conhecimento do aluno ao escrever um verbete;

2) aumenta o conhecimento do estudante durante o processo de pesquisa e escrita;

3) torna-se capaz de entender melhor os fluxos de como a informação chega nas outras pessoas;

4) aprofunda-se em tópicos de interesse do próprio do aluno em vez de assuntos generalistas;

5) para a Wikipedia, a participação dos estudantes ajuda a divulgar a enciclopédia e melhora o conteúdo do site.



*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário