one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Professora em sala de aula

Imagem:

Compartilhar:

Base Nacional Comum tratará a Educação como um direito, afirma o MEC

Criado em 18/08/15 20h51 e atualizado em 18/08/15 21h19
Por Todos Pela Educação

Assegurar que todo estudante brasileiro, em todas as regiões do país, tenha garantido o acesso à aprendizagem de conhecimentos fundamentais, promovendo equidade e maior coerência em todo o sistema educacional. Esse é o objetivo que se pretende atingir por meio da Base Nacional Comum da Educação, cujo texto está em fase de elaboração e deve ser aprovado até o dia 24 de junho de 2016, conforme determinado no Plano Nacional de Educação (PNE).

Para Manuel Palácios, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a proposta vai ao encontro da atual valorização dos sistemas educacionais como parte fundamental da vida das pessoas e a discussão sobre quais fins são almejados. “A proposta tem a intenção de tratar a Educação como um direito e definir com mais clareza como esse direito se realiza plenamente para todos”, afirma.

Além de delinear esses fundamentos, a base impactará em diversas outras políticas no âmbito educacional, tais como a formação de professores, a elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a produção de materiais didáticos. De acordo com Aléssio Costa Lima, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), “a Base Nacional Comum é um pilar para reestruturar todo o sistema educacional do país, indo em direção ao Sistema Nacional de Educação”.

Elaboração

Estão envolvidos na discussão da proposta preliminar, que deve ir à consulta pública em 15 de setembro, 116 especialistas, divididos em 29 comissões de quatro integrantes cada. Entre os participantes dos grupos de debates estão representantes de diversas universidades do país e professores da Educação Básica. Também estão sendo consultados órgãos como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE); a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e o Fórum Nacional de Educação (FNE).

A sociedade poderá participar da discussão enviando sugestões e propostas para um portal na internet (link portal), na etapa de consulta popular. As contribuições serão analisadas e, em seguida, será redigida a proposta final do documento, que seguirá para a apreciação do Conselho Nacional de Educação e, posteriormente, para a homologação do ministro da Educação. Veja abaixo:

Cronograma

Até final de agosto – elaboração da proposta preliminar, redigida pelo MEC e 29 comissões de especialistas

De 15/9 a 15/12 – consulta pública: envio de sugestões para o portal

De 12/2015 a 3/2016 – consolidação das sugestões, redação da proposta final do documento

Março de 2016 - aprovação do Conselho Nacional de Educação e homologação do Ministro da Educação

Histórico

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, à União cabe a responsabilidade de "estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum".

A partir de então, mecanismos passaram a orientar as redes quanto aos conteúdos e habilidades a ser ensinados na escola. Em 1997, o governo federal criou os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma referência (não obrigatória) para a elaboração dos currículos das unidades educacionais. Em 2011, foram aprovadas as Diretrizes Curriculares Nacionais, dessa vez de implantação obrigatória. O documento contempla os princípios, fundamentos e procedimentos que devem orientar as práticas em toda a Educação Básica, ressaltando a organização e a articulação dos sistemas de ensino e também as práticas pedagógicas dos docentes.

José Luiz Menezes, professor e integrante do grupo de especialistas encarregados de elaborar o documento preliminar da BNC, ressalta que esses documentos já tinham como ideia norteadora a construção de uma base curricular comum. Segundo ele, “há cerca de quase 20 anos já se tinha a percepção de que 25% do currículo seria diversificado – cada escola poderia ocupar como achasse adequado – e 75% seria uma base comum”. Palácios, por sua vez, destaca a importância desses documentos para a atual construção e discussão da Base Nacional Comum. “Nós apenas temos a possibilidade de redigir uma Base hoje porque temos uma história de grupos de pesquisas e profissionais que vêm discutindo esse tema há mais tempo”, afirma o secretário.

Centralização x autonomia local

Uma vez homologada pelo ministro, a BNC terá de ser adotada por todas as redes de ensino. Por isso, a definição dos limites do documento é objeto de grande discussão na área educacional. A especificação sobre o que e como ensinar esquenta o debate. “Um currículo nacional é importante para garantir conteúdos universais para os alunos, mas o professor tem que ser autor. Ele deve ter flexibilidade para pensar o conteúdo de acordo com a realidade local”, defende Sueli Angelo Furlan, professora na Universidade de São Paulo (USP) e formadora docente.

Daniel Vieira Helene, professor de história e também formador docente, está otimista e não acredita que haverá engessamento da prática docente. “Quando se define uma base curricular, define-se o que é e o que não é importante ser ensinado, isso não significa que o professor deixa de ser autor do seu trabalho”, explica. “Não existe uma liberdade total do professor e nem deveria”.

Integrante do grupo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de geografia, Sueli relembra a existência de debate semelhante na época. “Nós nos preocupamos em estabelecer eixos e não detalhamentos. A Base Nacional deve seguir nessa direção”, aponta.

Em contrapartida, para Eduardo Deschamps, secretário estadual de Educação de Santa Catariana e presidente do Consed, a BCN vai avançar no nível de detalhamento, mas certamente será um processo de embates. Para que a Base seja uma política de Estado e não de governo, o gestor aposta em um documento que vise o conteúdo essencial e defende a participação popular na elaboração. “É preciso definir aquilo que é fundamental na Educação aqui no Brasil e em qualquer parte do mundo.”

Para Menezes, o debate será positivo. “Não é de se imaginar que haja consenso, e nem acho consenso uma coisa boa, tem mais é que haver discussão. Atualmente há uma atitude de busca de cooperação”, analisa.

Participação

Uma das etapas mais desafiadoras e importantes da elaboração do documento da Base Nacional Comum é a consulta popular, que durará dois meses, via internet. Para Fernandes, haverá dificuldades para administrar o volume de dados e para organizar as instâncias participativas. “Será difícil sistematizar algo desse tamanho”, opina.

Sueli Furlan destaca a preocupação de grande parte dos especialistas da área: a participação da classe docente. “As escolas devem ser convidadas a criar o próprio debate e encaminhar organizadamente aquilo que pensam, assim teremos uma noção de diversidade”. Para Deschamps, essa etapa garantirá a efetividade do documento. “Se não for apropriado pelo professor, nós podemos ter o melhor documento do mundo, mas não vai ser aplicado”.

Apesar dos desafios e do prazo de menos de um ano, o secretário acredita que, com o esforço de todos, o projeto será homologado “o mais perfeito possível”, e esclarece: “Precisamos colocar um documento inicial no processo. Com o tempo, serão feitas as revisões e readequações necessárias. Apenas uma base nacional pode sanar as questões relativas à equidade”.

Currículos pelo mundo

A elaboração de uma base nacional comum para subsidio dos currículos das unidades escolares e para a orientação da prática docente não é uma especificidade do Brasil. A Inglaterra tem um documento dessa natureza desde 1988; a Finlândia, desde 1998, e Portugal, desde 2001, para citar apenas alguns.

Segundo Deschamps, o caso que mais tem influenciado o processo de elaboração da base curricular brasileira é o da Austrália. “O Brasil tem hoje um sistema de avaliação muito robusto e é essa matriz que tem pautado de certa forma a atuação de professores e escolas. Mas deveria ser o inverso, o currículo definindo a matriz de avaliação. Esse também foi o caso da Austrália, em quem nos inspiramos”, explica.

Experiências como a dos Estados Unidos da América também têm sido observadas atentamente, revela o secretário; tendo em vista as semelhanças em relação à grande dimensão territorial e à complexidade política entre os dois países.

O portal “Movimento pela Base Nacional Comum” reúne materiais de referência sobre diferentes experiências curriculares pelo mundo.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário