one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CGU determina que UFMG forneça lista de espera completa do Sisu a estudante

Criado em 26/08/15 18h08 e atualizado em 26/08/15 18h47
Por Ivan Richard Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A Controladoria-geral da União (CGU) determinou que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informe a um estudante o resultado completo da lista de espera da 2ª edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão foi tomada após o estudante recorrer à CGU, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), depois de a universidade negar, por duas vezes, o acesso ao documento.

Na decisão, o ouvidor geral da União substituto, Gilberto Waller Júnior, argumentou que a Lei de Acesso à Informação é clara ao determinar a divulgação de informações de interesse coletivo ou geral, sobretudo quando essas são imprescindíveis ao exercício do controle social. “O Sisu é um mecanismo de seleção de candidatos às universidades e, tal como os vestibulares, é uma forma de seleção pública que merece acompanhamento pela sociedade, especialmente no que se refere à obediência das chamadas à ordem de classificação”, diz ouvidor.

A UFMG informou que, devido à greve dos servidores da instituição, solicitou dez dias de prazo para atender a determinação. De acordo com a CGU, caso a decisão não seja cumprida o caso será  encaminhado à Corregedoria-Geral da União, órgão ligado à CGU, para apuração disciplinar.

O processo poderá servir de base para que outros estudantes tenham acesso às listas de espera do Sisu. A situação é semelhante ao caso de um estudante de São Paulo que conseguiu, também após decisão da CGU com base na Lei de Acesso à Informação, em julho, acesso a correção detalhada da prova de redação das edições de 2013 e 2104 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a CGU, a UFMG negou o recurso do estudante com base em portaria do Ministério da Educação, cuja interpretação era a de que, tratando-se da lista de espera, o estudante poderia consultar o resultado das chamadas no sítio eletrônico do Sisu na internet. Na negativa, a universidade alegou que o fornecimento da lista com os nomes dos participantes que confirmaram interesse e suas respectivas posições exigiria trabalho adicional de análise e consolidação de dados e informações.

Contudo, a CGU discordou dos argumentos alegando, primeiramente, que a portaria ministerial serve, apenas, de orientação para que o estudante saiba como verificar se foi convocado ou não nas chamadas para as vagas remanescentes por meio da internet. Em relação à justificativa do trabalho adicional para consolidação dos dados, a CGU esclareceu que os dados são disponibilizados à universidade pelo MEC.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário