one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

É assim que se fala: confira as dicas do uso correto das preposições

Criado em 04/08/15 09h04 e atualizado em 04/08/15 09h15
Por Cotidiano Fonte:Rádios EBC

O quadro "É Assim que se Fala" do programa Cotidiano conversou nesta segunda-feira (3) mais uma vez com a professora, escritora e colunista de jornal, Dad Squarisi.

Respondendo a pergunta da ouvinte Maria, a professora explica que o advérbio que indica tempo é a  preposição "A", por isso o correto é falar: "dou aulas às terças e quintas". O mesmo vale para horas, como no exemplo: "vou à aula às duas horas" ou "meu trabalho vai das duas às oito horas", assim como "nós nos encontramos todas às segundas-feiras, às duas e meia", explica.

Creative Commons - CC BY 3.0 - É assim que se fala: confira as dicas do uso correto das preposições

Outra ouvinte quer saber se está correta a frase "se caso ele não puder". A professora explica que o "se" é uma conjunção que indica condição. No exemplo da ouvinte as partículas "se" e "caso" indicam condição. Então, para escrever corretamente é preciso escolher uma ou outra: "se ele não puder" ou "caso ela cair, vai machucar o dedo", "se eu acordar cedo, vou à ginástica".

Ja na frase: "trabalho tanto como ele", a professora explica que não está errada mas soa mal ao ouvido. Nesses casos, ela recomenda o uso do paralelismo, por esxemplo: "eu trabalho tanto quanto ele" ou "viajei tanto quanto Maria" ou "eu estudo tanto quanto você". "Gramaticalmente não é errado mas sempre que pudermos harmonizar conforme as paralelas, soa melhor ao ouvido", enfatiza.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário